A PERSPECTIVA DO ENSINO DE LUTAS POR PROFISSIONAIS DE EDUCAÇÃO FÍSICA: DICOTOMIA ENTRE BACHARELADO E LICENCIATURA

André Augusto Colombo, João Batista da Costa Bianchi, Pedro da Cruz Bronzatti, Fabiana Ritter Antunes

Resumo


Esta produção tem como tema o ensino de lutas nos campos de atuação da área de Educação Física, bacharelado e Licenciatura. Foi utilizado um questionário diagnóstico, para verificar as possíveis rupturas e a conjuntura da metodologia de ensino e aprendizagem de lutas nos dois campos de atuação do Profissional de Educação Física. Por meio desta análise identificou-se as contribuições dos diferentes campos de atuação, e formação. Sendo assim, a partir dos compartilhamentos de ideias entre as diferentes áreas de atuação, se potencializa as lutas no contexto escolar, e não escolar.

Palavras-chave


Aprendizagem; Dicotomia; Educação Física; Lutas.

Texto completo:

PDF

Referências


ANDRE, Marli. O Que É Um Estudo De Caso Qualitativo Em Educação?. Revista da FAEEBA – Educação e Contemporaneidade, Salvador, v. 22, n. 40, p. 95-103, jul./dez. 2013.

BOEHL,Walter Reyes; LIMA,Leonardo da Silva; FONSECA, Denise Grosso da. DOSSIÊ LUTAS: (In)Justificativas e (im)possibilidades do professor de educação física em adotar as lutas como unidade temática. Caderno De Educação Física e Esporte. v. 16 n. 1 p. 69-77 2018.

BORGES, Robson. Estudar Com Professores: A Formação Continuada E O Processo De Mudança De Concepção De Ensino Na Educação Física Escolar. 2018. 261 f. Dissertação de Doutorado, Universidade Federal do Rio Grande Sul, Escola de Educação Programa de Pós-Graduação em Ciências do Movimento Humano, Porto Alegre, RS, 2018.

FRASSON. F; LABURÚ. C; ZOMPERO. A. Aprendizagem Significativa Conceitual, Procedimental E Atitudinal: Uma Releitura Da Teoria Ausubeliana. Revista Contexto & Educação, v. 34, n. 108, p. 303-318, 28 jun. 2019.

GONZÁLEZ, Fernando; BRACHT, Valter Metodologia do Ensino dos Esportes Coletivos. Vitória : UFES, Núcleo de Educação Aberta e a Distância, 2012. 126 p.

GONZÁLEZ, Fernando; DARIDO, Suraya; OLIVEIRA, Amauri; org. Práticas Corporais E A Organização Do Conhecimento: Lutas, capoeira e práticas corporais de aventura. prefácio de Ricardo Garcia Cappelli. – Maringá : Eduem, 2014. v. 4 (138 p.)

HEGELE, Bernhardt; GONZÁLEZ, Fernando; BORGES; Robson. Possibilidades do ensino das lutas na escola: uma pesquisa-ação com professores de educação física. Caderno De Educação Física E Esporte, v. 16, n. 1, p. 99-107, 2018.

SILVA, Andressa; FOSSÁ, Maria. Análise De Conteúdo: Exemplo De Aplicação Da Técnica Para Análise De Dados Qualitativos. Qualitas Revista Eletrônica, Campina Grande-PB, Vol.1, n.1, p.1-14, jan 2015.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.