O COMPONENTE CURRICULAR DE EDUCAÇÃO FÍSICA NA BNCC: DESAFIOS E POSSIBILIDADES PARA OS PROFESSORES DO INTERIOR DO ESTADO DE GOIÁS

João Marck Alves Sousa, Cristian Leandro Lopes da Rosa

Resumo


A BNCC foi construída com a participação dos estados, municípios e diversos setores da sociedade, tendo o objetivo de servir de referência obrigatória para formulação de todas as redes de ensino, desde as escolas públicas às privadas do país. O problema de pesquisa assim se apresenta: qual a participação e compreensão dos professores de Educação Física do Ensino Fundamental de escolas municipais e/ou estaduais de um município do interior de Goiás/GO sobre a construção e implementação da BNCC? O estudo buscou investigar como foi discutido e implementada as orientações da BNCC pelos professores de Educação Física do Ensino Fundamental de Piranhas/GO. O estudo está de acordo com a resolução 466/12 do UNIVAR, pois foi submetida à apreciação de Comitê de Ética em Pesquisa da CEP da Faculdade do Vale do Juruena (AJES), com aprovação do CAAE sob o nº 33702820.0.000.8099. Os participantes foram escolhidos por amostragem aleatória simples e todos assinaram o Termo de Consentimento Livre e Esclarecido e receberam um link do questionário (Google Formulário) com perguntas abertas e fechadas (MAGNANINI e RONIR 2000). Todos os quatro participantes, são professores do Ensino Fundamental de escolas municipais e estaduais situadas no município de Piranhas/GO e tiveram seus nomes preservados. Cervo e Bervian (2002) relatam que o questionário é a forma mais usada para coletar dados, pois possibilita verificar com melhor exatidão o que se deseja, de modo que apresenta um conjunto de questões relacionadas com o problema central. Sendo ainda considerado um meio de obter respostas por uma fórmula que o próprio informante preenche. A coleta dos dados ocorreu nos meses de julho e agosto de 2020. Após coletar os dados e a análise dos resultados foram feitas com base em Bardin (1977).Inicialmente, os professores foram questionados se conheciam o documento que contém as orientações da BNCC, momento em que todas as respostas foram sim. Diamante informou que sim. Já Esmeralda indicou que a BNCC é muito importante, pois não fala apenas de conteúdos específicos. Para Rubi o documento é essencial para a promoção da igualdade no sistema educacional, colaborando para formação integral e para a construção de uma sociedade mais justa, democrática e inclusiva. Safira completou respondendo que a BNCC, para escola, seria uma espécie de renovação da educação.

 

A primeira tarefa de responsabilidade direta da União será a revisão da formação inicial e continuada dos professores para alinhá-las à BNCC. A ação nacional será crucial nessa iniciativa, já que se trata da esfera que responde pela regulação do ensino superior, nível no qual se prepara grande parte desses profissionais [...] essa é uma ação fundamental para a implementação eficaz da BNCC (BRASIL, 2017, p. 21).

 

No entendimento de Triches e Aranda (2016), a existência de um documento que possa direcionar o currículo escolar é uma iniciativa governamental com finalidade de reformular a educação e consequentemente melhorar a sua qualidade.

Ao responderem se participaram de algum debate quando a BNCC foi elaborada, Diamante relatou que não. Já Esmeralda informou que sim, tendo em vista que muitas discussões foram realizadas para sua implementação no Ensino Fundamental. Rubi, participou de algumas reuniões sobre a importância da implementação da BNCC no Ensino Fundamental. Safira também relata que sim, informando que foram feitas reuniões preparadas pela equipe escolar.   De acordo com Bastos (2013, p.8), a escola deve ser vista como “um local instrucional e cultural, onde os professores possam ter liberdade para trabalhar e colaborar na construção do conhecimento de seus alunos”, sendo, assim, a participação na elaboração da BNCC, algo, de fato, necessário para garantir aos professores o uso de tal liberdade de trabalhar e colaborar para a construção do conhecimento dos alunos, com o fim maior de servir como um meio para torná-los reflexivos e críticos, formando uma sociedade mais justa. Perguntados se, na visão dos professores, a proposta da BNCC, a longo prazo, pode mudar o cenário da educação pública. Diamante, propõem que sim. Por sua vez, para Esmeralda, Rubi e Safira há chances de uma grande mudança, pois pode mudar o cenário da educação para algo melhor e significativo norteando o conhecimento do aluno. Tendo em vista que, o objetivo da BNCC é o de nortear a formulação dos currículos escolares, de forma que seja possível estipular quais as competências e habilidades que devem ser adquiridas e aperfeiçoadas pelos alunos na educação básica. Alguns países já adotam essa abordagem de ensino pautada no desenvolvimento de competências, como é o caso da Espanha, Colômbia, Peru, dentre outros (DURAN, CHANCHÍ E ARCINIEGAS, 2017). Confia-se que o componente curricular da educação física, poderia ter explorado com maior clareza, conceitos centrais como cultura e cultura corporal na BNCC pois, a depender do referencial adotado, refletir-se-ão sobre a prática de diferentes maneiras (NEIRA, 2018). Percebe-se que a BNCC ainda está sendo implementada, devido ao fato de que está acarretando vários desafios para as escolas, as quais não estão totalmente preparadas, inclusive quanto ao exercício que a base fornece.Acredita-se que os desafios para implementação da BNCC nas instituições de ensino devem ter início na formação inicial dos futuros professores e também na oferta de formação continua para aqueles que já se encontram em exercício profissional. É necessário repensar a formação dos acadêmicos dos cursos de licenciatura, incentivando o trabalho com novos materiais pedagógicos, novas tecnologias, ou seja, repensar o currículo formativo a fim de atender as novas orientações estabelecidas pela base.


Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.