OS BENEFÍCIOS DE INVESTIR EM SAÚDE E SEGURANÇA DO TRABALHO COMO FORMA DE AUMENTAR OS LUCROS DAS EMPRESAS

Victor Hugo Barbosa Siman

Resumo


RESUMO O presente artigo objetiva demostrar através de uma revisão da literatura e uma análise das cargas tributárias que incidem sobre as empresas no Brasil que a gestão em saúde e segurança ocupacional deve ser entendida como investimento e não como custo. Para o desenvolvimento deste, utilizou-se a plataforma Google Acadêmico. Selecionaram-se artigos com temas relacionados à saúde e segurança nas empresas a fim de promover a redução de custos, aumento da lucratividade, redução do absenteísmo por licença médica, diminuição do número de acidentes no trabalho e de doenças ocupacionais. Utilizaram-se ainda as normas e legislações vigentes relacionadas ao universo ocupacional. Diante das pesquisas e análises, pode-se dizer que investir em Saúde e Segurança do Trabalho é investir em melhoria nos resultados das empresas e, principalmente, em valorização da vida.

Palavras-chave


saúde ocupacional, segurança do trabalho, fator acidentário de prevenção, nexo técnico epidemiológico previdenciário.

Texto completo:

PDF

Referências


Ministério do Trabalho e Previdência. gov.br. c2022. Página inicial. Disponível em https://www.gov.br/trabalho-e-previdencia/pt-br/assuntos/previdencia-social/saude-e-seguranca-do-trabalhador/fap#:~:text=O%20Fator%20Acident%C3%A1rio%20de%20Preven%C3%A7%C3%A3o,para%20custear%20aposentadorias%20especiais%20e Acesso em: 17 de novembro de 2022.

Presidência da República Casa Civil. planalto.gov.br. c 1991. Página Inicial. Disponível em: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l8213cons.htm . Acesso em: 17 de novembro de 2022.

Governo do estado do Rio de Janeiro. cge rj. c2016. Página inicial. Disponível em: http://www.cge.rj.gov.br/age/wp-content/uploads/Publica%C3%A7%C3%B5es/Estudos_e_Cartilhas/Cartilha-FAP.pdf Acesso em: 17 de novembro de 2022.

Associação Nacional de Medicina do Trabalho. anamt.org.br. c2013. Página Inicial. Disponível em: https://www.anamt.org.br/portal/2013/11/08/saude-e-seguranca-do-trabalhador-e-direito-assegurado-na-constituicao/. Acesso em: 17 de novembro de 2022.

Sinergia Assessoria Empresarial. Sinergiasc.com.br. c2016. Página Inicial. Disponível em: https://sinergiasc.com.br/post/366/porque-as-empresas-devem-investir-em-seguranca-e-saude-do-trabalhador. Acesso em: 17 de novembro de 2022.

AREOSA, J. Acidentes do Trabalho: Alguns Contributos da Ergonomia e das Ciências do Trabalho. Revista do Tribunal Regional do Trabalho 3ª Região, Belo Horizonte, v. 65, n. 100, t. I, p. 55-82, jul./dez. 2019.

QUEIROZ, R. A importância do uso da Ergonomia como ferramenta para o aumento da produtividade e qualidade nas empresas. Pós-graduação em Ergonomia: Produto e Processo – FAIPE, 2013.

FERREIRA, L.; GURGUEIRA, G. P. Ergonomia como fator econômico no pensamento Enxuto: uma análise crítica bibliográfica. GEPROS. Gestão da Produção, Operações e Sistemas. Bauru, Ano 8, nº 3, p. 39-51, jul-set/2013.

PENATTI, I. Absenteísmo: As consequências na gestão de pessoas. III SEGeT – Simpósio de Excelência em Gestão e Tecnologia, 2006.

HIRAI, V. Redução de perícias médicas baseadas na gestão de absenteísmo, rotatividade e qualidade de vida no trabalho. Rev. Gestão & Saúde. Brasília, Vol. 09, n. 03, Set. 2018.

MARQUES, A. A Ergonomia como um fator determinante no bom andamento da produção: um estudo de caso. Revista Científica Interdisciplinar da Graduação Ano 4 - Edição 1 – Setembro-Novembro de 2010.

PEIXOTO, C. Vantagens em investir em Saúde e Segurança do Trabalho. 2016 Trabalho de Conclusão de Curso (pós-graduação) – Curso de Medicina do Trabalho, Universidade Federal do Paraná, Curitiba, 2016.

FERREIRA, L. A importância do profissional de engenharia de segurança do trabalho para a prevenção de acidentes. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso(pós-graduação) – Curso de Engenharia de Segurança do Trabalho, Faculdade Três Marias, João Pessoa – PB, 2019.

ALMEIDA, C. A Importância da Segurança no Trabalho para as organizações. Revista Científica Interdisciplinar. ISSN: 2526-4036 Nº 2, volume 3, artigo nº 07, Julho/Dezembro 2018.

MATOS, P. Contribuição da Ergonomia para a Redução do Índice de Absenteísmo em Empresa Automotiva: Estudo de Caso. Trabalho de Conclusão de Curso (pós-graduação) – Curso de Medicina do Trabalho, Universidade Federal do Paraná. Curitiba, 2014.

VARGAS, L. A Importância da Área de Recursos Humanos na Gestão do Fator Acidentário de Prevenção (FAP): Um Estudo de caso numa Industria de Transformação localizada em Esteio/RS. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) – Curso de Administração, Universidade de Santa Cruz do Sul. Montenegro, 2020.

AEROSA, J. Acidentes de trabalho: o erro humano como "fim da história". Psicopolítica e Psicologia do Trabalho, Porto Alegre, p. 158-178, 2020.

Cardilo BotelhoR., & Raeli GomesA. (2017). INVESTIMENTO EM SEGURANÇA DO TRABALHO: DESPESA OU LUCRO?. Revista Interdisciplinar Pensamento Científico, 3(1). Recuperado de: http://reinpeconline.com.br/index.php/reinpec/article/view/136

SOUTO, D. F. Absenteísmo, preocupações constantes das organizações. Projeto n. 23/78 GRIDIS. 47 p. Rio de Janeiro, 1980.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.