USO RACIONAL DE MEDICAMENTOS: O PROBLEMA DA AUTOMEDICAÇÃO

Nanasara Jade Silva Barbosa, Bruno Andrade Costa

Resumo


Pacientes com doença de base já em tratamento e o livre acesso aos medicamentos, tem normalmente como resultado a automedicação, e isso tem sido um grande desafio para o sistema de saúde, principalmente o sistema de saúde pública. Desta forma, o conhecimento do perfil farmacoterapêutico dos pacientes torna-se uma ferramenta de grande utilidade na identificação dos Problemas Relacionados aos Medicamentos (PRM). No presente trabalho, objetivou analisar a literatura científica do uso racional de medicamentos, com foco na automedicação. Foi realizada, uma revisão de literatura narrativa, no qual é a forma de pesquisa que utilizam fontes de informações bibliográficas para obtenção de resultados de pesquisas de diversos autores.  A automedicação coloca em risco a saúde da população idosa, onde as doenças crônicas fazem deles grandes consumidores de serviços de saúde que contribui com aproximadamente 25% do total das vendas de medicamentos. De forma que, o papel de educadores sobre medicamentos cabe principalmente aos profissionais de saúde, que devem dispor de tempo e habilidade para exercer esta importante atividade, que é o aconselhamento do paciente. Assim a indicação farmacêutica conduz a uma automedicação responsável, na medida em que a dispensa de medicamentos é feita numa farmácia com os aconselhamentos necessários e adequados.


Palavras-chave


Farmacêutico; Saúde Pública; Remédios, PRM.

Texto completo:

PDF

Referências


AL-HUSSAINI, Maryam; MUSTAFA, Seham; ALI, Seham. Self-medication among undergraduate medical students in Kuwait with reference to the role of the pharmacist. J Res Pharm Pract. 2014.

ÁLVARES, Juliana et al. Pesquisa Nacional sobre Acesso, Utilização e Promoção do Uso Racional de Medicamentos: métodos. Revista de Saúde Pública, v. 51, p. 4s, 2017.

AQUINO, Daniel Silva de. Por que o uso racional de medicamentos deve ser uma prioridade? Ciência & Saúde Coletiva 2007. 13(Supl.):733-736.

BARROS, José Augusto Cabral de. Políticas farmacêuticas: a serviço dos interesses da saúde? Brasília: Unesco; 2004.

BARROS, Aline Reis Rocha; GRIEP, Rosane Harter; ROTENBERG, Lúcia. Self-medication among nursing workers from public hospitals. Rev. Latino-Am. Enfermagem. 2009, vol.17, n.6, pp. 1015-1022.

BORTOLON, Paula Chargas et al. Análise do perfil de automedicação em mulheres idosas brasileiras. Ciência & Saúde Coletiva, v. 13, p. 1219-1226, 2008.

BONFIM, José Ruben de Alcântara; MERCUCCI, Vera Lúcia. A construção da política de medicamentos. São Paulo: Hucitec/Sobravime; 1997.

CASTRO, Gustavo Loiola Gomes et al. Uso de Benzodiazepínicos como automedicação: consequências do uso abusivo, dependência, farmacovigilância e farmacoepidemiologia. R. Interd. v.6, n.1, p.112-123, jan.fev.mar. 2013.

CARVALHO, Viviane Tosta de; CASSIANI, Silvia Helena De Bortoli. Erros na medicação e conseqüências para profissionais de enfermagem e clientes: um estudo exploratório. Rev Latino-am Enfermagem 2002 julho-agosto; 10(4):523-9.

ESCOLA NACIONAL DE SAÚDE PÚBLICA SERGIO AROUCA. Os riscos da automedicação, 2016.

PELICIONI, Americo Focesi. Padrão de consumo de medicamentos em duas áreas da Região Metropolitana de São Paulo, 2001-2002. 2005. 112f. Dissertação (Mestrado em Saúde Pública) Faculdade de Saúde Pública, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2005.

PORTELA, Alyne da Sila et al. Prescrição médica: orientações adequadas para o uso de medicamentos? Ciência & Saúde Coletiva, 15(Supl. 3):3523-3528, 2010.

ROSA, Mario Borges. Anatomia dos erros. Entrevista in Revista Pharmacia Brasileira. 2005.

TOMASINI, Elaine et al. Condições de trabalho e automedicação em profissionais da rede básica de saúde da zona urbana de Pelotas, RS. Revista Brasileira de Epidemiologia 2011.

SÁ, Mirivaldo Barros e; BARROS, José Augusto Cabral de; SÁ, Michel Pompeu Barros de Oliveira. Automedicação em idosos na cidade de Salgueiro-PE. Revista Brasileira de Epidemiologia. 2007.

SILVA, Yara de Almeida; FONTOURA, Ricardo. Principais Consequências da Automedicação em Idosos. Revista de Divulgação Científica Sena Aires; janeiro-junho (1): 75-82, 2014.

SISTEMA NACIONAL DE INFORMAÇOES TÓXICO-FARMACOLÓGICAS (SINITOX). Registros de Intoxicações - Casos registrados de intoxicação e/ou envenenamento Brasil – 2009.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.