A CERCA NÃO ESTÁ LÁ FORA: UMA ANÁLISE DO FILME A FUGA DAS GALINHAS SOB A ÓTICA DA TEORIA MARXISTA

Raqueline Bernardi, Giovanna Ellen Lima, Marina Silveira Lopes

Resumo


A Fuga da Galinhas (1) (2000) mostra a história de um grupo de galináceos que vivia preso em uma granja sob exploração de seus donos, submetido ao trabalho em troca apenas de alimento. Procurou-se, aqui, relacionar as ideias marxistas com as situações representadas ao longo da trama, com a finalidade de interpretar o enredo por um outro ponto de vista. O método utilizado foi a análise de conteúdo, estudando de maneira técnica e sistemática o diálogo entre os personagens para identificar as interposições, no contexto vivenciado pelo grupo. Justifica-se o artigo, por ser o produto final de um seminário para a disciplina de Sociologia Jurídica, no qual, ilustrou a teoria marxista através do filme, bem como, ressaltando que um mesmo objeto por ser analisado por diversas teorias. Principalmente, pelas as ideias do sociólogo Karl Marx, as quais propuseram discussões sobre sistema capitalista. Com isso, as análises mostraram que as ideias trazidas por Marx, podem ser interpretadas no filme, pois em vários aspectos são vivenciados, reproduzindo o capitalismo, criticado por Marx. E, que em qualquer disciplina acadêmica é importante a utilização de várias metodologias, para uma maior compreensão e aproveitamento.


Palavras-chave


Karl Marx; Sociologia Jurídica; Sistema Capitalista

Texto completo:

PDF

Referências


A FUGA DAS GALINHAS. Direção: Peter Lord, Nick Park. Produção: Peter Lord e Jeffrey Katzenberg. Escritor: Karey Kirkpatick. Estúdio: Dremworks Animations e Aardman Animations. Estados Unidos da América/Inglaterra. 2000.

ARANHA, M.L.de A., et.ali., Filosofando: Introdução à Filosofia. São Paulo: Editora Moderna, 1986.

BOITEMPO EDITORIAL. Uma breve biografia de Karl Marx. Disponível em: . Acesso em: 16 out, 2019.

CARVALHO, L., Socialismo Utópico. Disponível em: https://www.historiadomundo.com.br/idade-contemporanea/socialismo-utopico.htm. Acesso em: 22 ago,2020.

COSTA, M.C.C., SOCIOLOGIA: Introdução à ciência da sociedade. 3ª. Ed. São Paulo: Editora Moderna, 2005.

____________., SOCIOLOGIA: Introdução à ciência da sociedade. 1ª. Ed. São Paulo: Editora Moderna, 1987.

MARTINS, G.P., Desemprego Estrutural na Era da Globalização. TCC de Graduação em Ciências Econômicas. Universidade Federal de Santa Catarina – Florianópolis, 2006, p.54.

MARX, Karl e ENGELS, Friedrich. O manifesto do Partido Comunista. Tradução de Pietro Nassetti. São Paulo: Editora Martin Claret, 2006.

MONSMA, K., et.ali., A Sociologia Histórica: rumos e diálogos atuais. In: Revista Brasileira de Sociologia. Vol. 06, No. 12. Jan-Abr, 2018.

PIRES, M.F. de C., O materialismo histórico-dialético e a Educação. Disponível em: https://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-32831997000200006. Acesso em: 14 out,2020.

MITO DA CAVERNA DE PLATÃO. Disponível em: https://www.historiadomundo.com.br.

Acesso em: 26 ago,2020.

NEIVERTH, E.M.H.B., Como as condições de trabalho nas indústrias de compensado do Município de Imbituva - PR refletem na saúde das mulheres empregadas. Dissertação de Mestrado em Ciências Sociais Aplicadas. Universidade Federal de Ponta Grossa – Paraná, p.148. 2011.

SELL, Carlos Eduardo. SOCIOLOGIA CLÁSSICA: Durkheim, Weber e Marx. Petrópolis: Editora Vozes, 2009.

SIMÕES, T., A fuga das galinhas: uma releitura marxista. Disponível em:

https://medium.com/@tloriato/a-fuga-das-galinhas-uma-releitura-marxista-141b96c14b3c. Acesso: 19 out,2020.

TECMUNDO. O que é Stop Motion? Disponível em: < http://www.tecmundo.com.br/player-de-video/2247-o-que-e-stop-motion-.htm > Acesso em: 30 ago,2019.

TRABALHO, REALIZAÇÃO E CONSUMO. Disponível em: http://www.sociologia.seed.pr.gov.br/modules/conteudo/conteudo.php?conteudo=334. Acesso em: 15 out,2020.

WWW.ISSUU.COM.,2019

https://educacao.uol.com.br/disciplinas/historia/revolucao-de-1848-movimentos-revolucionarios-populares-no-mundo.htm?cmpid=copiaecola. Acesso em: 25 ago,2019.

www.google/dicionario.com. Acesso em: 22 out, 2019.

www.google/image.com. Acesso em: 19 out, 2019.

https://institutopensi.org.br/blog-saude-infantil/por-que-galinha-nao-voa-3. Acesso em: 29 ago, 2019.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.