AVANÇO NO USO DO PRONTUÁRIO ELETRÔNICO DO CIDADÃO NA ATENÇÃO PRIMÁRIA À SAÚDE

Tatiele Estefâni Schönholzer, Josiane Aparecida da Silva Pereira, Fabiana Costa Machado Zacharias

Resumo


Objetivo: Analisar os avanços e desafios da utilização do prontuário eletrônico na Atenção Primária à Saúde. Métodos: Trata-se de uma pesquisa de revisão integrativa. A seleção dos artigos ocorreu durante os meses de julho e agosto de 2020, nas bases de dados Medical Literature Analysis and Retrieval System Online, Portal da U.S. nacional, Scopus é Sciverse Scopus, base de dados bibliográfica, Literatura Latino-americana e do Caribe em Ciências da Saúde, Índice Bibliográfico Español em Ciências de la Salud, e bibliográficas especializada na área de Enfermagem. Os dados levantados nesta pesquisa foram obtidos por meio de descritores em ciências da saúde para seleção dos termos de busca é necessária a identificação dos termos (descritores) relacionados a cada um dos componentes da estratégia de PICo, representa um acrônimo para Paciente, Intervenção e contexto. Resultados: Dentre os avanços observou-se que com o uso do prontuário eletrônico trouxe inúmeros benefícios como a diminuição de questões burocráticas, redução no uso do papel e a queda de erros ortográficos. Foi possível proporcionar uma assistência em enfermagem melhorando a organização da implantação da demanda espontânea, contudo, os desafios encontrados foram a falta de capacitação dos profissionais, a certificação digital, e a ausência de comunicação. Conclusão: ainda há necessidade de estudos a respeito da identificação, benefícios e investimento da educação digital para os profissionais que atuam na atenção primária, no Brasil, para que as informações geradas no nível federal possam realmente serem utilizadas no nível local.


Palavras-chave


Prontuário Eletrônico do Paciente; Registros Eletrônicos de Saúde; Prontuário eletrônico do cidadão; Atenção Primária em Saúde.

Texto completo:

PDF

Referências


ARAÚJO, Jaianne Ricarte de et al. Sistema e-SUS AB: percepções dos enfermeiros da Estratégia Saúde da Família. Saúde em Debate, v. 43, p. 780-792, 2019.

BRASIL. Ministério da saúde. Secretaria saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Manual de uso do sistema com prontuário eletrônico do cidadão – PEC 2018. Disponível:< http://189.28.128.100/dab/docs/portaldab/documentos/esus/Manual_PEc_3_1.pdf.> Acesso em: 13 de ago. 2020.

BRASIL. Ministério da Saúde. Subchefia para Assuntos Jurídicos. Lei nº 6.125, de 4 de novembro de 1974. Autoriza o Poder Executivo a constituir a Empresa de Processamento de Dados da Previdência Social DATAPREV, e dá outras providências. Brasília, 1974. Disponível em:. Acesso em: 19 set. 2020.

CAVALCANTE, Ricardo Bezerra et al. Rede de atores e suas influências na informatização da Atenção Básica à Saúde no Brasil. Interface-Comunicação, Saúde, Educação, v. 23, p. e180364, 2019.

COFEN. Conselho Federal de Enfermagem. Resolução nº 429/2012. Dispõe sobre o registro das ações profissionais no prontuário do paciente, e em outros documentos próprios da enfermagem, independente do meio de suporte – tradicional ou eletrônico. Disponível em: . Acesso em: 19 det. 2020.

COSTA, K. S. S; et al. Pharmaceutical services in primary health care: interfederative agreement in the development of pharmaceutical policies in the Brazilian Unified Health System (SUS). Revista de Saúde Pública, v. 51, n. 2, p.1-5, set. 2017.

DE MELO NOGUEIRA, Sayonara Monique et al. Importância da comunicação na interdisciplinaridade: vivência discente no cotidiano hospitalar. Revista da Universidade Vale do Rio Verde, v. 16, n. 1, 2018.

FARIAS, Elisciane Santos; SANTOS, Jéssica Oliveira; GÓIS, Rebecca Maria Oliveira. Comunicação efetiva: elo na segurança do paciente no âmbito hospitalar. Caderno de Graduação-Ciências Biológicas e da Saúde-UNIT-SERGIPE, v. 4, n. 3, p. 139, 2018.

GOMES, Pollyana de Azevedo Rocha et al. Electronic Citizen Record: An Instrument for Nursing Care/Prontuário Eletrônico do Cidadão: Instrumento Para o Cuidado de Enfermagem. Revista de Pesquisa: Cuidado é Fundamental Online, v. 11, n. 5, p. 1226-1235, 2019.

KARINO, Marcia Eiko; FELLI, Vanda Elisa Andres. Enfermagem baseada em evidências: avanços e inovações em revisões sistemáticas. Ciência, Cuidado e Saúde, v. 11, p. 011-015, 2012.

LAHM, Janaína Verônica; CARVALHO, Deborah Ribeiro. Prontuário eletrônico do paciente: avaliação de usabilidade pela equipe de enfermagem. Cogitare Enfermagem, v. 20, n. 1, 2015.

LUZ, Thayse de Souza Marques. Proposta de implantação de prontuário eletrônico na equipe de Saúde da Família Rua Nova no município de Marechal Deodoro-AL. 2017.

MACEDO, Sheila Rodrigues dos Santos. A gestão documental de prontuário do paciente em saúde pública municipal em Aracaju: da situação real para a ideal e sua inovação. 2019.

MAJEWISKI, Cyntia Corsetti. Pesquisa de Satisfação dos Usuários do Sistema de Prontuário Eletrônico do Complexo Hospitalar Santa Casa de Misericórdia de Porto Alegre. 2003. (88 f) Dissertação (Mestrado Profissionalizante) - Escola de Engenharia, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2003.

OLIVEIRA, Ana Eloísa Cruz de et al. Implantação do e-SUS AB no Distrito Sanitário IV de João Pessoa (PB): relato de experiência. Saúde em Debate, v. 40, n. 109, p. 212-218, 2016.

OLIVEIRA, Jahyr Figueiredo. Gestão de Tecnologias da Informação e da Comunicação na Saúde: uma análise sobre o uso do prontuário eletrônico. Interface, v. 9, n. 1, 2013.

PREVIATO, Giselle Fernanda; BALDISSERA, Vanessa Denardi Antoniassi. A comunicação na perspectiva dialógica da prática interprofissional colaborativa em saúde na atenção primária à saúde. Interface-Comunicação, Saúde, Educação, v. 22, p. 1535-1547, 2018.

SANTOS, Alaneir de Fátima dos et al. Incorporação de Tecnologias de Informação e Comunicação e qualidade na atenção básica em saúde no Brasil. Cadernos de Saúde Pública, v. 33, p. e00172815, 2017.

SCHÖNHOLZER, Tatiele Estefâni et al. El sistema de información sanitária en Atención Primaria de Brasil. Soporte para la gestión local. Metas de Enfermeria, v. 23, n. 1, p. 50-57, 2020.

SOUZA, Marcela Tavares de; SILVA, MICHELLY Dias da; CARVALHO, Rachel de. Revisão integrativa: o que é e como fazer. Einstein (São Paulo), v. 8, n. 1, p. 102-106, 2014.

SOUZA, Marcia Goulart de; MANDU, Edir Nei Teixeira; ELIAS, Alessandra Nogueira. Percepções de enfermeiros sobre seu trabalho na Estratégia Saúde da Família. Texto & Contexto-Enfermagem, v. 22, n. 3, p. 772-779, 2013.

THOFEHRN, Claudia; DE LIMA, Walter Celso. Prontuário eletrônico do paciente–A importância da clareza da informação. Revista Eletrônica de Sistemas de Informação, v. 5, n. 1, 2006.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.