A METODOLOGIA SITUACIONAL ATIVA E SUAS CONTRIBUIÇÕES NO ENSINO DOS ESPORTES

Isis Amaral Thums, Fabiana Ritter Antunes

Resumo


As metodologias de ensino dos esportes foram se modificando conforme as necessidades da sociedade, nos processos de educação e aprendizagem escolares. A metodologia tradicional, ainda desenvolvida na escola, tem como concepção ensinar através de técnicas específicas dos esportes, capacidades físicas, como força, flexibilidade, coordenação motora, que não contribuem para a resolução de possíveis problemas em situação de jogo, como raciocínio. Já a metodologia situacional ativa proporciona aos alunos um aprendizado mais amplo, pois se baseia em conceitos, procedimentos e aspectos atitudinais, vivenciados em jogo e transferidos para a vida, proporcionando situações que demandam a tomada de decisão, desenvolvendo a cognição dos alunos, além de também abordar técnicas e capacidades físicas. O estudo tem como objetivo compreender as duas metodologias de ensino dos esportes e realizar a observação de aulas onde o professor desenvolve seu trabalho esportivo com os alunos baseado na concepção de ensino-aprendizagem pautada na metodologia situacional ativa, para compreendermos sua relevância.


Palavras-chave


Esportes; Metodologia; Método Situacional

Texto completo:

PDF

Referências


BAYER, C. O Ensino dos Desportos Colectivos. Éditions Vigot, Paris, 1994.

CAPARROZ, F. E. BRACHT, V. O tempo e o lugar de uma didática da educação física. Revista Brasileira de Ciências do Esporte, V.28, N.2, 2007. Disponível em: http://www.oldarchive.rbceonline.org.br/index.php/RBCE/article/view/53/61

Disponível em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/motrivivencia/article/view/9123/9549

FENTERSEIFER, P. E. GONZÁLEZ, f. J (2007) EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR: a difícil e incontornável relação teoria e prática Motrivivência Ano XIX, Nº 28, P. 27-37 Jul./2007

GIL, A. C. Como Elaborar Projetos de Pesquisa. 4ª Ed: Atlas,São Paulo.2002.

GONZÁLEZ, F. J. O estudo do esporte na formação superior em Educação Física: construindo novos horizontes Movimento, Porto Alegre, v. 10, n. 1, p. 213-229, janeiro/abril de 2004 Disponível em: http://search.proquest.com/openview/882ad06d4abaff36f75278fb0f832dab/1.pdf?pq-origsite=gscholar&cbl=2038866

GONZÁLEZ, F. J; FRAGA A. B. Afazeres da Educação Física na escola: planejar, ensinar, partilhar. 1ª ed. Erechim: Edelbra, Brasil.2010.

GRAÇA, A. J. O Ensino dos Jogos Desportivos. 3ª Edição. Centro de Estudos dos Jogos Desportivos. 2005.

KUNZ, E. Didática da Educação Física 1. Ijuí: Ed. Unijuí, Brasil.2013.

KUNZ, E. Didática da Educação Física. 5ª Ed: Editora Unijuí. Brasil.2006.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.