IDENTIDADES E VELHICES: NOVOS VELHOS CORPOS

Tatiane Rocha Razeira, Cátia Elizandra Siqueira, Roberta Bevilaqua de Quadros

Resumo


O envelhecimento humano se tornou uma das grandes preocupações sociais da atualidade, tal tema está sendo cada vez mais investigado e discutido por diversas áreas de conhecimento, principalmente a gerontologia que busca desvelar as complexidades do processo de envelhecimento em um aspecto multidisciplinar. O presente texto busca discutir o estado da arte das temáticas corpo e velhice, e articula a construção de identidades das pessoas que estão envelhecendo, caracteriza-se como revisão narrativa das temáticas em questão. A identidade baseia-se na relação do conhecimento que o indivíduo tem de suas potencialidades físicas, de suas ideias e objetivos, papéis sociais e limitações, permite que o indivíduo se perceba como sujeito, assumindo sua realidade e tendo consciência de si mesmo. Na velhice, as limitações, a perda de desempenho de papéis e a interrupção de atividades laborais, demandam novos papéis e responsabilidades, permitindo/exigindo a construção e (re) apropriação de novas identidades. Percebe-se que compreender o corpo é algo que está extremamente relacionado com a consciência, e que sofre grande influencia das representações sociais da atualidade, condicionando os indivíduos a exaltar a juventude.

Palavras-chave


Corpo; Identidades; Velhices; Envelhecimento

Texto completo:

PDF

Referências


BARROS, M. M. L. de. Trajetória dos estudos de velhice no Brasil. Sociologia, problemas e práticas, n.º 52, 109-132, 2006.

BEAUVOIR, S. A Velhice. Tradução de Maria Helena Franco Monteiro. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1990.

BLESSMANN, E. J. Corporeidade e envelhecimento: o significado do corpo na velhice. Estudos Interdisciplinares sobre envelhecimento. Porto Alegre, v. 6, p. 21-39, 2004.

DEBERT, G. G. As formas de gestão da velhice e a reprivatização do envelhecimento, In: A reinvenção da velhice. SP: Ed. USP/FAPESP, 1999.

DEBERT, G. G. O velho na propaganda. Cadernos Pagu. Campinas, SP, 2003.

FOUCAULT, M. Microfísica do poder. 8 edição. Rio de Janeiro: Edições Graal, 1989.

FRAIMAN, A. P. Coisas da Idade. São Paulo: Ed. Gente, 1999.

GOELLNER, S. V. A educação dos corpos, dos gêneros e das sexualidades e o reconhecimento da diversidade. Cadernos de Formação RBCE, v. 1, p. 71-83, 2010.

HALL, S. A identidade cultural na pós-modernidade. Rio de Janeiro: DP&A, 2002.

HALL, S. A identidade em questão. Rio de Janeiro: DP&A, 2005.

IBGE, Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. 2007. Disponível em: . Acesso em: 28/04/2012.

MOTTA, A. B. As dimensões de gênero e classe social na análise do envelhecimento. Cadernos Pagu, 13, 191-221, 1999.

MOTTA, A. B. Envelhecimento e sentimento do corpo. In: Minayo, Maria Cecília de Souza (org.). Antropologia, saúde e envelhecimento. Rio de Janeiro: Editora FIOCRUZ, 2002.

MOTTA, A. B. Visão Antropológica do envelhecimento. 2ª Edição. In: Tratado de Geriatria e Gerontologia. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2006.

OLIVEIRA, M. M. Como fazer pesquisa qualitativa. Petrópolis, Vozes, 2007.

PEIXOTO, C. Entre o estigma e a compaixão e os termos classificatórios: velho, velhote, idoso, terceira idade... In: Velhice ou terceira idade? Estudos Antropológicos sobre identidade, memória e política. Rio de Janeiro: Editora FGV, 2006.

ROTHER, E.T. Revisão sistemática X revisão narrativa. Acta paul. Enfermagem, 2007; 20(2):v-vi.

SILVA, L. R. F. Da velhice à terceira idade: o percurso histórico das identidades atreladas ao processo de envelhecimento. História, ciências, saúde. v. 15, n. 1, p. 155-168, Manguinhos: RJ, 2006.

TONI, I. M. Reconstruindo a identidade na velhice através da educação. Disponível em: http://www.artigonal.com/educacao-artigos/reconstruindo-a-identidade-na-velhice-atraves-daeducaca1756249.html. Acessado: 09 de março de 2015.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.