O USO ABUSIVO DOS JOGOS ELETRÔNICOS E AS CONTROVÉRSIAS DO USO PEDAGÓGICO DE JOGOS ELETRÔNICOS NO BRASIL

Wagner Caliari Marassi, Vinicius A. Hiroaki-Sato

Resumo


O presente trabalho trata-se de uma revisão bibliográfica sobre o uso abusivo de jogos eletrônicos e as controvérsias do uso pedagógico dos jogos eletrônicos no Brasil. As novas tecnologias se tornaram uma potente ferramenta de comunicação, entretenimento e de relacionamento virtual, com grande comodidade e velocidade, conectando as pessoas por uma rede acessível à maioria. Isso trouxe à tona a discussão a respeito dos aspectos negativos (uso abusivo, vício, falta de interação social no mundo real) e aspectos positivos (sociabilização, acesso à informação, uso lúdico e pedagógico) da internet e dos jogos eletrônicos. O objetivo do trabalho é mostrar através de literatura existente, o que há sobre o uso abusivo de jogos eletrônicos no Brasil e suas implicações sociopsicológicas, bem como apresentar e discutir trabalhos que mostraram a tecnologia e o jogo eletrônico em sua função pedagógica, como ferramentas de ensino e aprendizagem. Para isso foram analisados artigos publicados sobre os danos que o jogo eletrônico pode causar e artigos que tratam do uso pedagógico de jogos eletrônicos no Brasil entre 2012 e 2017. As buscas foram feitas através dos bancos de dados Scielo, BVS, BVS Psi e banco de teses e dissertações da USP. Concluiu-se que os impactos negativos podem estar presentes nos mais variados aspectos da vida do indivíduo, mas a eficácia do uso do jogo de forma pedagógica é cada vez mais evidente, desde que esta seja sistematizada e mediada por profissionais capacitados afim de atingir seu objetivo de mediar e facilitar o aprendizado.

Palavras-chave


Jogo Eletrônico; Uso Abusivo do Jogo; Uso Pedagógico do Jogo

Apontamentos

  • Não há apontamentos.