O PAPILOMA VÍRUS HUMANO, SUA CORRELAÇÃO COM O CÂNCER DE COLO DO ÚTERO E FORMAS DE PREVENÇÃO, NO ENTENDIMENTO DE ADOLESCENTES EM MATO GROSSO

Cristhiane Rodrigues de Farias, Leda Maria de Souza Villaça, Luciana Dias Lemes Vargas

Resumo


Introdução: A infecção pelo HPV tem uma relação direta com o surgimento de câncer de colo do útero, doença que é responsável pelo elevado índice de mortalidade entre as mulheres. Sua transmissão ocorre, especialmente, através das relações sexuais, mas pode ser transmitida também pelo contato com objetos ou mesmo pele ou mucosa contaminada. Com a inserção da vacina contra o HPV no calendário nacional de imunizações, espera-se que as meninas entre 11 e 13 anos, sejam imunizadas. Objetivo: Identificar os conhecimentos das adolescentes, que freqüentam uma Unidade Saúde da Família sobre o HPV, sua correlação com câncer de colo de útero, suas formas de transmissão e prevenção e sobre a vacina que combate esse vírus. Método: Trata-se de uma pesquisa quantitativa com a utilização de questionário com perguntas fechadas, aplicados em 17 adolescentes frequentadoras de uma Unidade Básica de Saúde em um município no Estado de Mato Grosso, entre 11 e 13 anos. Conclusões: Foi possível observar que ainda existem falhas nas informações repassadas às adolescentes, pois ainda há muitas dúvidas entre elas. Não é somente papel do professor e do profissional de saúde, esclarecer e incentivar a prevenção, é também papel das equipes de saúde e das escolas preparar os familiares para essa abordagem.
Descritores: HPV, adolescentes, vacina, prevenção e sexualidade.

Referências


AYRES, A. R.G., SILVA, G. A. Prevalência de infecção do colo do útero pelo HPV no Brasil: revisão sistemática. Rev. Saúde Púbica, 2010, vol.44, n.5, PP. 963-974. Disponí­vel em: http://www.scielo.br/pdf/rsp/v44n5/1672.pdf. Acessado em: 02 de novembro de 2014.

BRASIL, MINISTÉRIO DA SAÚDE. Apresentação contra o HPV prevenção contra câncer de colo de útero no SUS e inovação tecnológica para o Brasil. Disponí­vel em: < http://www.slideshare.net/MinSaude/vacina-contra-o-hpv-apresentao>. Acessado em: 25 de outubro de 2014.

_______, MINISTÉRIO DA SAÚDE. Ministério da Saúde reforça a importância da segunda dose da vacina contra o HPV. Disponí­vel em: . Acessado em: 26 de outubro de 2014.

_______, MINISTÉRIO DA SAÚDE. Ministério da Saúde incorpora vacina contra o HV ao SUS, 08 de julho de 2013. Disponí­vel em: . Acessado em: 25 de outubro de 2014.

_______, MINISTÉRIO DA SAÚDE. Secretaria de Vigilância em Saúde, Departamento de Vigilância de Doenças Transmissí­veis, Coordenação Geral do Programa Nacional de Imunizações, Guia Prático sobre o HPV Perguntas e Respostas, Brasí­lia, 2013.

CAMARGO, E. A. I., FERRARI, R. A., Adolescentes: conhecimentos sobre sexualidade antes e após a participação em oficinas de prevenção. Ciência e Saúde Coletiva, vol. 14 n. 3 Rio de Janeiro, Maio/Junho 2009. Disponí­vel em: . Acessado em: 25 de outubro de 2014.

CASARIN, M. R., PICCOLI, J. C. E., Educação em Saúde para Prevenção do câncer de Colo do Útero em Mulheres do Municí­pio de Santo Ângelo/RS. Ciência e Saúde Coletiva, 2011. Disponí­vel em: . Acessado em : 27 de outubro de 2014.

ENCINA, G. M. A., ALVES, C. S. R., Papiloma ví­rus Humano (HPV): sua relação com câncer de colo uterino, 2009. Disponí­vel em: . Acessado em: 28 de outubro de 2014.

GONÇALVES, E. S., MACEDO, M. E., HPV a importância da vacinação de jovens de nove a treze anos de idade, 2014. Disponí­vel em Acessado em: 24 de outubro de 2014.

INCA, Programa Nacional de Controle do Câncer do colo do útero. Disponí­vel em: de outubro de 2014.

Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia das Doenças do Papilomaví­rus Humano, Guia do HPV, Entenda de vez os Papilomaví­rus, as doenças que causam e o que já é possí­vel fazer para evitá-los, 2012. Disponí­vel em: . Acessado em: 29 de outubro de 2014.

KOSS, L.G. GOSPEL,C. Introdução à citopatologia ginecológica com correlação histológica e clí­nica, 1. Ed. Roca, 2006. p. 75.

PAULA, J. A., SANTOS, L. M.. SEXUALIDADE NA ESCOLA, A Necessidade de Superar Tabus, 2012. Disponí­vel em: . Acessado em: 26/10/2014.

PINTO, V.C.F., BARBOSA, V.F.C., PAIVA, S.G. Aspectos epidemiológicos e citológicos de infecções pelo papilomaví­rus humano (HPV) em adolescentes: uma revisão, 2012. Disponí­vel em:< http://www.itpac.br/arquivos/Revista/54/4.pdf>.Acesso em: Abril de 2014.

SANTOS, S. M., RODRIGUES, J. A., CARNEIRO, W. S. C.,Doenças Sexualmente Transmissí­veis: Conhecimento de Alunos do Ensino Médio, 2009. Disponí­vel em:

VILLELA, W. V., PINTO, V. M., Atenção à s DST em mulheres. Disponí­vel em: . Acessado em: 27 de outubro de 2014.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.