LEITURA: UM HÁBITO POUCO COMUM NO BRASIL. UMA VISÃO CRÍTICA DO ASSUNTO SMERMAN

Wagner Smerman, Josemir Rocha Paiva

Resumo


Ler, decifrar palavras, formular frases, compreender um texto. A leitura é fundamental para o conhecimento humano. Em um mundo globalizado em que o conhecimento é fundamental para se traçar as melhores estratégias, realizar as melhores ações, a leitura de um simples livro parece ser obsoleta. Ledo engano. A leitura propicia este ganho de conhecimento. É através da leitura que se consegue analisar se tal fato é ou não pertinente, se tem possibilidade de ser verídico ou não. Ela faz a pessoa viajar e conhecer o mundo sem nem mesmo sair da sua casa; desenvolve o intelecto; torna o indivíduo mais crítico e até o país mais competitivo. Mas como fazer alguém que nunca leu ler? Como desenvolver este hábito em uma criança frente a um mundo com tantas oportunidades de distração? Lendo. É somente lendo que se aprende ler. Daí o papel do professor e dos pais. Quem esta fazendo a sua parte?

Texto completo:

PDF

Referências


A FOLHA DE SíO PAULO. Leitura no Brasil é uma "vergonha", diz "The Economist". Folha Online, 16/03/2006. Disponí­vel em . Acesso em 15 DE JULHO DE 2016.

ABRAMOVICH, FANNY. Literatura infantil: gostosuras e bobices. São Paulo: Scipione, 2003. ARIAS, JUAN. No Brasil se lê menos que na Venezuela, Turquia e Egito. El Pais, 27 FEV 2015. Disponí­vel em . Acesso em 15 de julho de 2016.

BATTAGLIA, STELA MARIS FAZIO. A Criança e a Literatura. In: DIAS, Marina Célia Moraes M. & NICOLAU, Marieta Lúcia Machado (Orgs). Oficinas de sonho e realidade na formação do educador da infância. Campinas, SP: Papirus, 2003.

CANZIANI, TATIANA DE MEDEIROS. O letramento no ensino de lí­ngua portuguesa: estratégias para a formação do cidadão. In.: IX Congresso Nacional de Educação – EDUCERE. III Encontro Sul Brasileiro de Psicopedagogia. PUCPR, 2019. CLARET, MARTIN. A história do livro e a coleção “A obra prima de cada autorâ€. São Paulo: Ed. Martin Claret, 2007.

COELHO, NELLY NOVAES. Literatura Infantil: teoria – análise – didática. São Paulo: Moderna, 2009. FERNANDES, Cláudio. "Invenção da imprensa"; Brasil Escola. Disponí­vel em . Acesso em 15 de julho de 2016.

Juina/MT/Brasil, v.2, n. 2, jul./dez. 2016.

FISCHER, STEVEN ROGER. História da leitura. São Paulo: UNESP, 2006. G1.GLOBO.COM. Setenta por cento dos brasileiros não leram em 2014, diz pesquisa da Fecomércio-RJ. 01/04/2015. Disponí­vel em . Acesso em 10 de maio de 2016.

GOMES, LAURENTINO. 1822. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2010. 372 pg.

GUEDES, PAULO COIMBRA,; SOUZA, JANE MARI de. Leitura e escrita são tarefas da escola e não só do professor de português. In: Ler e escrever: compromisso de todas as áreas. 9 ed. Porto Alegre, RS: Editora da UFRGS, 2011.

KATO, M.A. Estratégias de interpretação de sentenças e de compreensão de textos. In: M.A., KATO. A aprendizagem da Leitura. São Paulo: Martins Fontes, 1985. PEREZ, Luana Castro Alves. "Analfabetismo funcional"; Brasil Escola. Disponí­vel em . Acesso em 15 de julho de 2016.

QUINTíO, ANA LUCIA DE MESQUITA. A importância da leitura e as estratégias utilizadas pelos educadores na formação de leitores. Canoas: UNILASALLE, 2009.

SANTOS, ACÁCIA A. ANGELI DOS; SUEHIRO, ADRIANA C. B.; OLIVEIRA, KATYA LUCIANE DE.. Habilidades em compreensão da leitura: um estudo com alunos de psicologia. In.: Rev. Estudos de Psicologia, PUC-Campinas, v. 21, n. 2, p. 29-41, maio/agosto 2004. Santos, Elvira. Hábitos de leitura em crianças e adolescentes: um estudo em escolas secundárias. 6a Ed. da Coleção Nova era. Salvador/Bahia. Quarteto, 2000. 143 páginas.

SCHMIDT, M. H. C. B.; MARQUES, M. L.; COSTA, V. L. V. G. O processo de aquisição da leitura e da escrita na infância. In: NICOLAU, M. L. M.; DIAS, M. C. M. (Orgs.). Oficinas de sonho e realidade na formação do educador da infância. Campinas: Papirus, 2003. p. 193-229. VUOLO, VICENTE. Opinião: Analfabetismo funcional. 07 de fevereiro de 2014. Disponí­vel em . Acesso em 10 de maio de 2016.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.