A INTEGRAÇÃO DA ESCOLA E FAMÍLIA NO AMBIENTE ESCOLAR

Elizer Marcelo Mezacasa, Mariana de Melo Cesário, Katia Fraita

Resumo


O presente artigo objetiva mostrar as transformações sociais e culturais na sociedade, abordando a relação da escola-família e sua influência no processo de aprendizagem. É importante ressaltar que desde o nascimento até a morte, estamos em constante aprendizado e o processo de socialização e formação da personalidade torna-se mais intenso durante a infância e para que esses desenvolvimentos e torne mais saudável é necessário haver limites e parceria entre escola e família. Neste sentido a escola é um espaço intermediário de educação entre a família e a sociedade, sendo um ambiente voltado para a construção da personalidade moral, de cidadãos autônomos que buscam de maneira consciente e virtuosa a felicidade e o bem pessoal e coletivo.

Texto completo:

PDF

Referências


ANDRADE, Maria Margarida de. Introdução a Metodologia do Trabalho Cientifico.10.ed.São Paulo: atlas,2010.

BRASIL. Lei n° 9394/96, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Brasí­lia/DF, 1996.

______. Referencial curricular nacional para a educação infantil. Brasí­lia: MEC, 1998.

CARVALHO. Maria Eulália Pessoa. Relações entre famí­lia e escola e suas implicações de gênero. Cadernos de Pesquisa, Campinas, 2000.

CARVALHO, M. L. O.; PIROTTA, K. C. M.; SCHOR, N. Participação masculina na contracepção pela ótica feminina. Revista de Saúde Pública, São Paulo, 2001.

FíVERO.E.T. Questão social e perda do poder familiar. São Paulo. Veras. 2007

FERRARI, Juliana Spinelli. Papel dos pais na educação: a dimensão emocional da formação. Brasil Escola.Disponí­vel em. acesso em 28 de março de 2016.

FREIRE, P. Pedagogia da Autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 1996.

GENTILE, P. Parceiros na aprendizagem. Revista Nova Escola, São Paulo: Abril, Jul. 2006.

HAIDT, R. C. C. Curso de Didática Geral. 7a ed. São Paulo: ítica, 2002.

HEGENBERG, Mauro. Coleção Clí­nica Psicanalí­tica. Coleção clí­nica psicanalí­tica. 5ª Ed. - São Paulo: Casa do psicólogo, 2000.

SABERES DOCENTE, Juina/MT/Brasil, v. 2, n. 2, dez. 2016.

HOUAISS, A. Dicionário Houaiss da lí­ngua portuguesa. Rio de Janeiro: Objetiva, 2009.

LIBÂNEO, J. C; OLIVEIRA, J. F; TOSCHE, M. S. Educação Escolar: polí­ticas, estrutura e organização. São Paulo: Cortez, 2005.

LOURENÇO FILHO, M. B. Modalidades de educação geral. Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos, Rio de Janeiro.1944.

MOREIRA, J. R. Funções sociais e culturais da escola. Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos, Rio de Janeiro.1957.

SILVA, V. C. A. Um caminho inovador: o projeto educacional da Escola Regional de Merity (1921-1937). 2008. Dissertação (Mestrado)–Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2008.

THOMAZ, J.R. A Função da escola em organizar-se pensando na formação do aluno. 2009 Disponí­vel em: . Acesso em: 03/02/ 2016.

TIBA, Içami. Pais e educadores de alta performance. São Paulo:Integrare Editora, 2011.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.