Percursos de formação e experiências docentes de um acadêmico do curso de Pedagogia numa perspectiva autobiográfica

Leite Jean Kleber da Silva, Brostolin Marta Regina

Resumo


Este texto trata dos percursos de formação e experiências docentes de um acadêmico do curso de Pedagogia numa perspectiva autobiográfica. Nesse propósito estabeleceu os seguintes objetivos: buscar e revisar literatura que verse sobre formação de professores, o Curso de Pedagogia e abordagem autobiográfica; favorecer a formação do acadêmico ao oportunizar o contato com a realidade escolar por meio de experiências docentes vivenciadas no processo formativo integrando teoria e prática utilizando como instrumento para a coleta de dados narrativas (auto)biográficas. Os registros foram feitos por meio dos Diários de Aula, logo após o término das aulas, para que os detalhes das experiências vividas, acontecimentos de sala de aula e de outros ambientes em que trabalhava não fossem esquecidos.

Texto completo:

PDF

Referências


BRZEZINSKI, I. Pedagogia e pedagogos e formação de professores: Busca e movimento. Campinas, SP: Papirus, 1996.

DINIZ-PEREIRA, Julio Emí­lio. O ovo ou a galinha: a crise da profissão docente e a aparente falta de perspectiva para a educação brasileira. Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos. Brasí­lia, v. 92, n.230, p.34-51, jan/abr. 2011

GATTI, Bernardete. Formação de professores no Brasil: caracterí­sticas e problemas. Educação e Sociedade, Campinas, v.113, p.1355-1379, out-dez, 2010.

GARCIA, Luciana Virgili Pedroso. De farmacêutica-bioquí­mica à professora: desafios, incertezas e aprendizagens de uma iniciante na docência universitária. 2013, 93f. (Dissertação de Mestrado) Universidade Católica Dom Bosco.

GRILLO, Marlene Corero. O lugar da reflexão na construção do conhecimento profissional. In. MOSINI, Marí­lia Costa (Org.).Professor do Ensino Superior-identidade, docência e formação. Brasí­lia: Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais, 2000.

PINEAU, Gaston; LE GRAND, Jean-Louis. Histórias de vida. Natal, RN: EDUFRN, 2012.

LIBÂNEO, J. C. Pedagogia e Pedagogos, para quê? São Paulo: Cortez, 1999.

LIBÂNEO, José Carlos. Pedagogia e pedagogos, para quê? 4. ed. São Paulo: Cortez, 2001.

NONO, Maévi Anabel. Professores iniciantes: o papel da escola em sua formação. Porto Alegre: Mediação, 2011.

PIMENTA, Selma Garrido (Org.). Pedagogia e pedagogos: caminhos e perspectivas. 2. ed. São Paulo: Cortez, 2006.

VEENMAN, S. Problemas percebidos de professores iniciantes. Review of Educational Research, v. 54, n. 2. 1984.

ZABALZA, Miguel A. Diários de aula: um instrumento de pesquisa e desenvolvimento profissional. Porto Alegre: Artmed, 2004.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.