Qualidade de Vida no Trabalho e Bem-estar Subjetivo dos Professores de uma Escola Estadual de Campo Grande, MS

Rebolo Flavinês, Gutierrez Adriana Marques Charro

Resumo


O objetivo desta pesquisa foi avaliar a Qualidade de Vida no Trabalho (QVT) e o Bem-estar Subjetivo (BES) dos professores de uma escola de Campo Grande, MS. Acredita-se que a QVT e o BES possuem grande influência em relação ao desempenho profissional dos professores, pois colaboram para a motivação, o envolvimento e o comprometimento do docente com o trabalho, melhorando os processos de ensino e aprendizagem. A QVT é caracterizada por um conjunto de elementos e ações que proporcionam um ambiente satisfatório para o desenvolvimento do trabalho e o BES é definido a partir do grau de satisfação do trabalhador/professor com as condições de trabalho existentes na escola. A metodologia é qualitativa (descritiva e explicativa) e, a coleta de dados, foi realizada por meio da aplicação de um questionário e de entrevistas semi estruturadas com 14 professores de uma escola da rede estadual de ensino de Campo Grande, MS. Neste trabalho são apresentados os resultados obtidos com a aplicação do questionário e a realização das entrevistas, que permitiram identificar os fatores de satisfação e insatisfação dos professores com o trabalho e a relação entre os fatores de satisfação com o trabalho e a construção do BES.

Texto completo:

PDF

Referências


CARDOSO, W. L. C. D. Qualidade de vida e trabalho: uma articulação possí­vel. In: GUIMARíES, L. A. M.; GRUBITS, S. (Orgs.). Série saúde mental e trabalho. São Paulo: Casa do Psicólogo, 2003. v. 1, p. 73- 94.

DIENER, E. Subjective Well-Being. Psychological Bulletin, vol. 95, p. 542-575, 1984.

DIENER, E., SCOLLON, C. N., LUCAS, R. E. The involving concept of subjective well being: The multifaceted nature of happiness. Advances in Cell Aging and Gerontology, vol. 15, p. 187-219, 2003.

FIEDLER, P. T. Avaliação da qualidade de vida do estudante de medicina e da influência exercida pela formação acadêmica. Tese (doutorado). Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo. Departamento de Medicina Preventiva. São Paulo, 2008.

FLECK, M. P. A., et al. Desenvolvimento da versão em português do instrumento de avaliação de QV da Organização Mundial de Saúde (WHOQOL-100). Revista Brasileira de Psiquiatria, São Paulo, v. 21, n. 1, p. 19-28, 1999.

FOLKMAN, Susan. Personal control and stress and coping processes: a theorical analysis. Journal of Personality and Social Psychology, v.46, n.4, p. 839-852, abril, 1984.

LIMONGI FRANÇA, Ana Cristina e RODRIGUES, Avelino Luiz. Stress e Trabalho. São Paulo: Atlas, 1996.

NADLER, D. A. e LAWLER, E. E. Quality of work life: perspectives and directions. Organization Dynamics, New York, vol. 11, n. 7, p.20-30, 1983.

PAULA, A. C. R. R., NAVES, M. L. P. O estresse e o bem-estar docente. Boletim Técnico do Senac, Rio de Janeiro, v. 36, n.1, jan./abr. 2010.

PENIN, Sonia T. S. A Questão Pública da Satisfação/Insatisfação do Professor no Trabalho. Revista da Faculdade de Educação, São Paulo, vol.11, n.1/2, p.149-172, jan./dez., 1985.

REBOLO, F. Caminhos para o bem-estar docente: as estratégias de enfrentamento utilizadas pelos professores frente à s adversidades do trabalho docente na contemporaneidade. Quaestio, Sorocaba, SP, v. 14, n.1, p. 115-131, 2012b.

REBOLO, F. Fontes e dinâmicas do bem-estar docente: os quatro componentes de um trabalho felicitário. In: REBOLO, F.; TEIXEIRA, L. R. M. e PERRELLI, M. A. de S. (Org.) Docência em questão: discutindo trabalho e formação. Campinas, SP: Mercado de Letras, 2012a. p.23-60.

WALTON, Richard E. Criteria for quality life. In: DAVIS, L. E., CHERNS, A.B. The quality of working life: problems, prospects and state of the art. New York: The Free Press, 1975.

WALTON, Richard E. Quality of working life: what is it? Sloan Management Review, Cambridge, vol. 15, n.1. p.11-21, 1973.

WERTHER, W. B. e DAVIS, K. Administração de recursos humanos. São Paulo: McGraw-Hill, 1983.

WESTLEY, W. A. Problems and solutions in the Quality of Working Life. Human Relations, vol. 32, n. 2, p. 11-123, 1979.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.