ENSINAR E APRENDER INVESTIGANDO: UM OLHAR REFLEXIVO DA PRÓPRIA PRÁTICA DOCENTE

Rafael Pires PINHEIRO, Danilo do Nascimento de JESUS

Resumo


Este trabalho relata uma a experiência de uma prática pedagógica realizada no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará – IFPA Campus Parauapebas, e surgiu da necessidade local em relação as dificuldades no ensino de geometria espacial, atrelado à culminância das disciplinas de Pesquisa e Ensino em Estágio Supervisionado e Ensinar e Aprender Investigando, do cso de mestrado profissional em Ensino de Ciências Extas da Universidade do Vale do Taquari – UNIVATES. A proposta pedagógica foi embasada na metodologia da resolução de problemas e na investigação matemática, por meio do pensamento de Polya (1985), Pozo e Crespo (2009), Soares (2016) e Charnay (1996), e busca oportunizar uma reflexão do trabalho docente na educação básica, a necessidade de inovação no ensino de matemática na educação básica e o desenvolvimento da criatividade dos alunos na resolução de problemas.

Texto completo:

PDF

Referências


CHARNAY, Roland. Aprendendo com a resolução de problemas. In: PARRA, Cecí­lia; SíEZ, Irma (Org.). Didática da Matemática: reflexões psicopedagógicas. Porto Alegre: Artes Médicas, 1996.

POLYA, G. A arte de resolver problemas. Rio de Janeiro: Interciência, 1985.

POZO, Juan Ignacio; CRESPO, Miguel Angel Gómez. A aprendizagem e o ensino de ciências: do conhecimento cotidiano ao conhecimento cientí­fico. 5 eds. Porto Alegre: Artmed, 2009.

SOARES, M. T. C. Metodologia da resolução de problemas. 2016. Disponí­vel em: . Acessado em: 20 de out. de 2016.

VYGOTSKY, Lev Semyonovich. A formação social da mente. 5. ed. São Paulo: Martins Fontes, 1994. Pensamento e linguagem. São Paulo: Martins Fontes, 1999.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.