FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA DE MATO GROSSO: O OLHAR DO PROFESSOR FORMADOR

Priscila Tavares Oliveira BERNARDO

Resumo


BERBEL, N. A. N. As Metodologias Ativas e a Promoção da Autonomia dos Estudantes. Seminário de Ciências Sociais e Humanas. Volume 32, Número 1. DOI: 10.5433/1679-0359. Londrina-PR. Janeiro-Junho. p. 25-40. 2011. Disponível em: http://www.uel.br/revistas/uel/index.php/seminasoc/article/view/10326. Acesso em: 11/09/2017.
CANDAU, V. M. Formação Continuada de Professores: Tendências Atuais. In: CANDAU, V. M. (Org.). Magistério: Construção Cotidiana. Petrópolis-RJ: Vozes. 1997.
CEFAPRO. Projeto Pedagógico de Desenvolvimento do Centro de Formação e Atualização dos profissionais da Educação Básica. Juina-MT: Seduc. 2017.
DELIZOICOV, D. ANGIOTTI, J. A. PERNAMBUCO, M. M. Ensino de Ciências: Fundamentos e Métodos. Colaboração Antônio Fernando Gouvêa da Silva. Coleção Docência em Formação. 3ª ed. São Paulo-SP: Cortez. 2009.
DELORS, J. Educação: Um Tesouro a Descobrir. Relatório para Unesco da Comissão Internacional sobre Educação para o século XXI. MEC: UNESCO. 8ª ed. Brasília-DF: Cortez. 2003.
FREIRE, P. Pedagogia da Autonomia: Saberes Necessários à prática educativa. Coleção Leitura. 25ª ed. São Paulo-SP: Paz e Terra. 1996.
MATO GROSSO. Secretaria de Estado Educação Esporte e Lazer. Política de Formação dos Profissionais da Educação Básica de Mato Grosso. Cuiabá-MT: Seduc. 2010.
MATO GROSSO. Secretaria de Estado Educação Esporte e Lazer. Programa de Formação Continuada – Sala do Professor. Cuiabá-MT: Seduc. 2003.
MAXIMO, A. C.; NOGUEIRA, G. S. Formação Continuada de Professores em Mato Grosso. Coleção Políticas Educacionais em Mato Grosso. Vol. 6. Brasília: Liber Livro. p.158. 2009.
NÓVOA A. Os Professores e sua Formação: Formação de Professores e Profissão Docente. Publicações Don Quixote. Instituto de Inovação Educacional. Porto Editora. 1992
PPP-EE21DEABRIL. Projeto Político Pedagógico da Escola Estadual 21 de Abril. SEDUC – MT. Juina – MT. 2016.
PPP-EEITI. Projeto Político Pedagógico da Escola Estadual Tapurá Irantxe. SEDUC – MT. Juina – MT. 2016.
13
PPP-EEITIXM. Projeto Político Pedagógico da Escola Estadual Xinui Myky. SEDUC – MT. Juina – MT. 2016.
PPP-EEDFDV. Projeto Político Pedagógico da Escola Estadual Dom Franco Dalla Valle. SEDUC – MT. Juina – MT. 2016.
PPP-EEPEMF. Projeto Político Pedagógico da Escola Estadual Professor Elídio Murcelli Filho. SEDUC – MT. Juina – MT. 2016.
RONDON, E. A. Escola Myky inicia Técnico em Agroecologia para garantir sustentabilidade socioeconômica ao povo. Site: Povos Indígenas no Brasil. Publicado em: 09/06/2016. Fonte: Cimi-http://cimi.org.br. Disponível em: https://pib.socioambiental.org/pt/noticias?id=165790. Acesso em: 12/06/2017.
SCHÖN, D. A. Educando o Profissional Reflexivo: Um novo design para o ensino e a aprendizagem. Tradução Roberto Cataldo Costa. Porto Alegre-RS: Artmed. 2000.
TARDIF, M. Saberes Docentes e Formação Profissional. 17ª ed. Petrópolis-RJ: Vozes. 2014.
VASCONCELLOS, C. dos S. Para onde vai o Professor? Resgate do Professor como Sujeito de Transformação. 12ª ed. São Paulo-SP: Libertad – Centro de Pesquisa, 2007.

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Referências


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VASCONCELLOS, C. dos S. Para onde vai o Professor? Resgate do Professor como Sujeito de Transformação. 12ª ed. São Paulo-SP: Libertad – Centro de Pesquisa, 2007.


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