GERADOR DE VAN DER GRAAF: INVESTIGANDO A CONDUTIBILIDADE ELÉTRICA

Priscila Tavares Oliveira BERNARDO

Resumo


Este trabalho é objeto de avaliação da disciplina Atividades Experimentais para o Ensino de Ciências Exatas do programa de pós graduação em Ensino de Ciências Exatas da Universidade do Vale do Taquari – UNIVATES. Desta forma, este artigo tem por objetivo foi instigar o aluno a conhecer e compreender o processo de condutibilidade elétrica de diversos materiais. Neste sentido, Este trabalho tratará, sobre a utilização do gerador de Van Der Graaf, para investigar a condutibilidade elétrica de materiais. Oportunamente com a realização da atividade, trabalhou-se três dimensões formativas com os alunos; conceitual, procedimental e atitudinal, de modo a construir conhecimentos para uma formação como seres ativos na sociedade. O enfoque foi a contextualização do cotidiano de uma escola fictícia relatando um acidente causado pela queda de uma árvore em fiação elétrica, propondo aos alunos uma problematização questionando qual seria a melhor maneira de solucionar a situação descrita.

Texto completo:

PDF

Referências


ALMEIDA, A. C. GARCIA, C. G. FERRARI D. CURY I. MOREIRA J. Estudo do Campo Elétrico e do acúmulo de cargas elétricas usando o gerador de Van de Graaff. Relatório apresentado ao curso de Engenharia Quí­mica na disciplina de Laboratório de Fenômenos Eletromagnéticos. Universidade Federal de São João Del-Rei. Campus Alto Paraopeba. Ouro Branco – MG. 2011.

BELTRAMINI, G. C. Construção de um mini gerador de Van de Graaff. Relatório Final da disciplina de Tópicos de Ensino de Fí­sica I. Universidade Estadual de Campinas – UNICAMP. Campinas – SP. 2007.

BIAGINI, B. MACHADO, C. A Experimentação no Ensino de Ciências em duas escolas municipais de Florianópolis/SC. V Enebio e II Erebio Regional 1. Revista da Associação Brasileira de Ensino de Biologia – SBEnBIO. Nº7. Outubro – 2014.

DELIZOICOV, D. ANGIOTTI, J. A. PERNAMBUCO, M. M. Colaboração Antônio Fernando Gouvêa da Silva. Ensino de Ciências: Fundamentos e métodos. 3ª ed. São Paulo: Cortez, 2009. (Coleção Docência em Formação / Ensino Fundamental).

SAVIO, J. d. L. PALMA, R. KOJICOVSKI, S. GERADOR DE VAN DE GRAAFF. EVINCI – Evento de Iniciação Cientí­fica. De 19 a 23 de Outubro de 2015. Centro Universitário – UNIBRASIL. Pró-reitoria de Pós-Graduação, Pesquisa, Extensão e Assuntos Comunitários – PROPPEX.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.