O ENSINO DA EDUCAÇÃO FÍSICA COM ALUNOS COM TRANSTORNOS DO ESPECTRO AUTISTA (TEA): INCLUSÃO EM PAUTA

Felipe Korb Dias, Fabiana Ritter Antunes, Marta Estela Borgmann

Resumo


Este trabalho tem a finalidade de fundamentar o problema, objetivo geral e específicos deste trabalho, e ampliar as compreensões sobre o processo de formação de professores acerca da inclusão de alunos com TEA nas aulas de Educação Física, serão contemplados alguns conceitos teóricos da área. O referencial teórico está organizado em três tópicos. A metodologia teve abordagem qualitativa, utilizou-se um questionário e análise de conteúdo de (BARDIN, 2016). Concluiu-se que além de não planejarem as aulas a pensar no contexto geral da turma, os professores demonstram não estarem preparados para para trabalhar com alunos com TEA, e nem todos buscam uma formação continuada para adquirir mais conhecimento sobre o tema. Espera-se, com este trabalho, instigar discussões, reflexões e críticas acerca da formação e atuação de professores do Ensino Fundamental, que são os principais responsáveis pela construção do conhecimento junto a seus alunos e em um cenário educacional de diversidades e desafios para que se possa alcançar uma educação mais inclusiva e acessível.

Palavras-chave


Formação Inicial; Ensino Fundamental; Professores de Educação Física;

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