ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO III EM EDUCAÇÃO FÍSICA NOS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL EM TEMPOS DE PANDEMIA: REFLEXÕES NECESSÁRIAS

Vinícius Arnt, José Augusto Deves, Geórgia Massing, Fabiana Ritter Antunes, Eloísa de Souza Borkenhagen Bohrer, Cristian Leandro Lopes da Rosa

Resumo


Os estágios supervisionados são componentes obrigatórios na formação acadêmica dos cursos superiores, e nós como futuros professores precisamos estabelecer o diálogo entre a teoria aprendida no curso e a prática nas escolas, no campo do estágio. Este artigo vai tratar das experiências e relatos de vivências ocorridas no estágio curricular supervisionado em Educação Física III – Anos finais do ensino fundamental, onde as etapas foram construídas em observações e participação no cenário escolar, na aplicação de uma unidade didática para alunos no 6º e 9º ano, no âmbito escolar, como também com aulas remotas em virtude da Pandemia da Covid – 19 que estamos vivenciando no ano de 2020. Todas essas etapas vão estar descritas no presente artigo mediante essa escrita, descrevendo todas as aulas propostas e relato dos alunos e visões dos estagiários e professora. Este estágio se descreveu como rico espaço de inovação e adaptação ocorridos pelo momento que estamos passando e assim conseguindo dar continuidade ao ensino.


Palavras-chave


Atividade Física; Educação Escolar; Ensino Remoto; Pandemia

Texto completo:

PDF

Referências


ARANDA, R. A PETRUY, C. A ginástica na escola. 8º Conpef, v, 8. Londrina, 2017.

BARROSO, A. L. R. DARIDO, S. C. Compreensão e avaliação de um modelo de classificação do esporte na educação física escolar: visão de professores. Conexões: Educ. Fís., Esporte e Saúde, v. 17, p. 1-21, Campinas, 2019.

BRASIL. Ministério da Educação. Parâmetros Curriculares Nacionais: Educação Física. Brasília: MEC/SEF, 1997.

BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, 2018.

BROTTO, F. O. Jogos Cooperativos: O Jogo e o esporte como um exercício de convivência. Renovada, v. 3. São Paulo: Santos, 2006.

FERREIRA, F. G., RODRIGUES, M. C. A prática pedagógica da ginástica geral nas escolas públicas de Barra do Garças (MT). Revista Mackenzie de Educação Física e Esporte, v. 13, n. 2, p. 65-79, São Paulo, 2014.

GALLAHUE, D. L; DONNELLY, F. C. Educação Física desenvolvimentista para todas as crianças. Phorte, v. 4, São Paulo, 2008.

GONZÁLEZ, F. J. Sistema de classificação de esportes com base nos critérios: cooperação, interação com o adversário, ambiente, desempenho comparado e objetivos táticos da ação. Revista digital - Edfespoto.com, v.10, n.71, Buenos Aires, 2004.

HAAS, L. B. O ensino do futsal na escola: a perspectiva pedagógica assumida pelos professores de educação física. Trabalho de Conclusão de Curso apresentado ao Curso de Licenciatura em Educação Física da Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul – UNIJUÍ, Ijuí, 2013.

KIESSLER, D. S. Educação Física escolar e o sedentarismo. Monografia apresentada à Banca Examinadora do Curso de Educação Física da Unijuí - Campus Santa Rosa, Santa Rosa, 2015.

KRAMER, E. C.; CARASEK JUNIOR, L. As Contribuições do Jogo como Conteúdo da Educação Física Escolar. Revista Ciência do Esporte, v. 27, n. 2, Chapecó, 2010.

PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO. Escola Estadual de Ensino Fundamental Tenente Antônio João. Boa Vista do Buricá, 2020.

VOSER, R. da C.; GIUSTI, J. G. O. Futsal e a Escola: Uma Perspectiva Pedagógica. Artmed, Porto Alegre, 2002.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.