O ENSINO DA EDUCAÇÃO FÍSICA EM UMA ESCOLA DE EDUCAÇÃO ESPECIAL

Taísa Magali Andrzejewski, Marta Estela Borgmann

Resumo


Este estudo tem como tema o ensino da educação física na educação especial. Seu  objetivo geral foi investigar de que forma ocorre o ensino da educação física às pessoas com necessidades especiais em uma escola de Educação Especial, mais propriamente, na Associação de Pais e Alunos dos Excepcionais (APAE) do município de Santa Rosa/RS. A intenção e realização desta pesquisa aconteceu, por perceber cada vez mais  o alto índice de pessoas com necessidades especiais em nossa sociedade, principalmente nas escolas. Desta forma, se torna importante, como futura profissional da área da educação física,  analisar de que maneira acontece o ensino da educação física enquanto componente curricular obrigatório, nas instituições de ensino especializado. Para esse estudo, desenvolveu-se uma revisão bibliográfica, pesquisa documental e empírica através de entrevistas ao coordenador pedagógico da instituição e ao professor de educação física. Assim, foi possível compreender o lugar que a educação física ocupa dentro da instituição, como seus objetivos, conteúdos, planejamentos e estruturação física.


Palavras-chave


Aprendizagem; Educação física; pessoas com deficiência; Educação Especial

Texto completo:

PDF

Referências


BRASIL. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, LDB, 9394/ 1996.

BRASIL, 2015, Lei n. 13.146, de 6 de julho de 2015. Lei Brasileira da Pessoa com Deficiência.

BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular.

DRESCH, Dênis. Educação física na Educação Especial, Santa Rosa, 2017.

GORGATTI, M. G; COSTA, R.F. Atividade Física Adaptada. Barueri - SP: Manole, 2005.

PROJETO Político Pedagógico, Escola de Educação Especial Albino Mincks- APAE, Santa Rosa, 2012.

ROSSETTO, E. Processo de Inclusão: um grande desafio para o século XXI. Disponível em: http://www.presidentekennedy.br/rece/trabalhos-num3/artigo09.pdf.

Secretaria de Educação Especial. Política Nacional de Educação Especial. Brasília: MEC/Seesp, 1994.

VASCONCELLOS, Celso dos Santos. Planejamento: Plano de Ensino-Aprendizagem e Projeto Educativo. São Paulo: Libertad, 2006.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.