A IMPORTÂNCIA DO COORDENADOR PEDAGÓGICO NAS AÇÕES ARTICULADAS DA ESCOLA

Sônia Aparecida Araújo Verdelho, Mayara Rossi

Resumo


Observando a necessidade e a contribuição do coordenador pedagógico, provou-se sua eficácia e atuação no cotidiano escolar. Essa função é exercida por um docente, sem ou com formação técnica pedagógica para realizar os trabalhos que lhe caberão como coordenador. A coordenação pedagógica é como uma assessoria permanente e continuada do trabalho docente, cabendo a esse profissional acompanhar e dar suporte ao professor em suas atividades docentes; fornecer subsídios que permitam aos professores atualizarem e aperfeiçoarem-se constantemente com discussões e reuniões pedagógicas. Tendo em vista que esse acompanhamento contínuo lhe permitirá cobrar a determinação dos profissionais envolvidos para que haja progresso não só do próprio funcionário, professor, como também dos seus discentes. O principal desafio do coordenador pedagógico é conseguir equilibrar as situações problemas existentes e o bem estar da Comunidade Escolar, pois a realidade educacional mostra que o coordenador pedagógico também tem um papel de articulador dos processos educativos que se constroem no interior da escola de maneira a colaborar com todas as ações desenvolvidas com o auxílio de todos os segmentos. Também o coordenador pedagógico tem por meta em suas atividades cotidianas analisar os diferentes meios de soluções de situações problemas que vierem a surgir, proporcionando, aos funcionários da unidade escolar, melhores possibilidades de ações e promovendo autonomia e interação entre a comunidade e o corpo de funcionários da escola.Pelo exposto, o coordenador reduz os desafios em que se depara mediando todas as ações desenvolvidas não só pelo corpo docente, mas também por todos os segmentos da escola.


Palavras-chave


Coordenação Pedagógica; Diversidades Cotidianas; Novas Perspectivas

Texto completo:

PDF

Referências


ALMEIDA, L.R. e PLACCO, V.M.N.S. O coordenador pedagógico e o espaço de mudança. São Paulo: Loyola, 2009.

FERNANDES, Maria José da Silva. Problematizando o trabalho do professor coordenador pedagógico nas escolas públicas paulistas. Dissertação (Mestrado em Educação), Faculdade de Ciências e Letras, Universidade Estadual Paulista, Araraquara, 2004.

NÓVOA, A. Os professores e o “novo” espaço público da educação. In: TARDIF, M. e LESSARD, C. (Orgs.). O Ofício de Professor: histórias, perspectivas e desafios internacionais. Petrópolis: Vozes, 2008.

ORSOLON, Luzia Angelina Marino. O coordenador/formador como um dos agentes de transformação da/na escola. In: ALMEIDA, Laurinda Ramalhode; PLACCO, Vera Maria Nigro de Souza (Orgs). O Coordenador Pedagógico e o Espaço de Mudança. São Paulo: Loyola, 2003.

PIMENTA, S. G. Questões sobre a organização do trabalho na escola. Idéias, São Paulo, v.16, p. 78-83, 1993.

PEREIRA, J. E. D.; ZEICHNER, K. M. (Org.). A pesquisa na formação e no trabalho docente. Belo Horizonte: Autêntica, 2002.

SANTOS, L. L. de C. P. e OLIVEIRA, N. H. O Coordenador Pedagógico no Contexto de Gestão Democrática da Escola. 2005.

TARDIF, M. Saberes docentes e formação profissional. Petrópolis: Vozes, 2002.

ORSOLON, Luzia Angelina Marino. O coordenador/formador como um dos agentes de transformação da/na escola. In: ALMEIDA, Laurinda Ramalhode; PLACCO, Vera Maria Nigro de Souza (Orgs). O Coordenador Pedagógico e o Espaço de Mudança. São Paulo: Loyola, 2003.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.