O ATENDIMENTO PEDAGÓGICO DOMICILIAR NO MUNICÍPIO DE OIAPOQUE/AP

Fredson Costa Vulcao, Neiva Lana de Almeida Guimarães, Álvaro Adolfo Duarte Alberto

Resumo


É necessário que as rotinas de internação contemplem cuidados - como atenção, carinho dos profissionais, apoio dos familiares e amigos - que podem prevenir traumas, sentimentos de insegurança e de angústia. O objetivo deste estudo foi analisar a importância da educação para os enfermos no município de Oiapoque sob a perspectiva do atendimento educacional extraescolar, reconhecendo-o como instrumento necessário para o desenvolvimento da aprendizagem do aluno. A metodologia aplicada neste estudo decorreu de uma pesquisa documental do tipo qualitativa, embasada nos aportes teóricos que discutem sobre a importância do Atendimento Pedagógico Domiciliar (APD). A análise documental foi extraída de documentos da Secretaria Municipal de Educação de Oiapoque/AP (SEMED), Secretaria Municipal de Saúde de Oiapoque/AP (SEMSA), de 4 (quatro) escolas municipais e, 2 (duas) escolas estaduais da área urbana do referido município nos anos de 2016 e 2017. Os resultados evidenciam que tantos as 2 (duas) secretarias e as 6 (seis) escolas estudadas reconhecem a importância do acompanhamento. No entanto, não o efetivam pela falta de profissionais capacitados. Portanto, concluiu-se que no município estudado, há uma crescente demanda de crianças e adolescentes em fase escolar, que adoecem e que necessitam do atendimento extraescolar por profissionais capacitados.

Palavras-chave


Atendimento pedagógico domiciliar; Enfermo; Educação

Texto completo:

PDF

Referências


BRASIL. Ministério da Educação. Classe hospitalar e atendimento pedagógico domiciliar: estratégias e orientações. / Secretaria de Educação Especial. Brasília: MEC/SEESP, 2002.

________. Constituição da República Federativa do Brasil: texto constitucional promulgado em 5 de outubro de 1998, com alterações adotadas pelas Emendas Constitucionais n. 1/1992 a 57/2008 e pelas Emendas Constitucionais de Revisão n. 1 a 6/1994. - 31 ed. Brasil: Câmaras dos Deputados, Edições Câmara, 2009.

________. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional - LDBEN n. 9.394/96. Brasília-DF, 20 de dezembro de 1996.

CAPRONI, Dr. Paulo. O que é pneumonia, sintomas, tratamento, remédios, é contagiosa? Disponível em: https://minutosaudavel.com.br/pneumonia/. Acesso: 26 jun. 2019.

COSTA, Wladimir. Projeto de lei n. 4.191/2004. Disponível em: www.camara.gov.br/PL...4.191/2004. Acesso em: 03 mai. 2019.

DIRECIONAL ESCOLAS. A revista do gestor escolar. ed. 115 | Fevereiro 2016. Lei prevê Matrícula Obrigatória para Crianças a partir de 4 anos. Disponível em: https://direcionalescolas.com.br/lei-preve-matricula-obrigatoria-para-criancas-partir-de-4anos. Acesso em: 13 mai. 2019.

FREIRE, Paulo. Pedagogia do oprimido. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2016.

MÉSZÁROS, István. A educação para além do capital. São Paulo: Boitempo, 2008.

RIBEIRO, Myrian Kelly Gadelha. O sucesso ou malogro do “El Dorado” franco-brasileiro: migrações e mobilidade social em Oiapoque-AP (1980-2000). 2018. 85 f. Monografia (Licenciatura em História) - Universidade Federal do Amapá/Campus Binacional. Oiapoque-AP, 2018.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.