ESTÁGIO EM PESQUISA: UMA EPISTEMOLOGIA EM CONSTRUÇÃO PARA A PEDAGOGIA E OUTRAS LICENCIATURAS

Claudionor Renato da Silva

Resumo


O objetivo deste artigo é avançar o conhecimento deste importante espaço-formativo, nos cursos de Pedagogia e demais licenciaturas, o espaço formativo do Estágio. Com metodologia bibliográfica, o estudo aqui desenvolvido objetiva ainda, ao contrapor-se ao Estágio com Pesquisa preencher lacunas fundamentais e necessárias por uma epistemologia à área que supere apenas “concepções” e relatos “bem sucedidos” de práticas desenvolvidas em Estágio, em que se invisualizam  insucessos, falhas e “faltas” na gestão do processo do praticum e também de produção do conhecimento da área do Estágio. Outra conclusão fundamental: a partir da abertura de possibilidades de “tipos” ou “formas” de metodologias e de perspectivas de análises epistêmicas sobre o Estágio, no modelo proposto do Estágio em Pesquisa é possível uma construção de conhecimentos mais elaborados que indiquem e promovam, não somente resultados de aplicação de teorias e teorizações existentes, mas permitam trazer e “formalizar” possíveis indicadores de inovação educacional, de teorias e de teorizações ainda não existentes no campo da educação.


Texto completo:

PDF

Referências


COUTO, Ligia Paula. A pedagogia universitária nas propostas inovadoras de universidades brasileiras: o caso da UFPR – Litoral. In: MARIN, Alda Junqueira.; PIMENTA, Selma Garrido. Didática: teoria e prática. Araraquara, SP: Junqueira&Marin, 2015, p.185-198.

DESLAURIERS, Jean-Pierre. ; KÉRISIT, Michèle. O delineamento de pesquisa qualitativa. In POUPART, Jean. et al. (Orgs.) A pesquisa qualitativa: enfoques epistemológicos e metodológicos. Petrópolis: Vozes, 2008, p. 127-154.

FRANCO, Maria Amélia Santoro. Pedagogia como ciência da educação. São Paulo: Cortez, 2008.

GATTI, Bernadete.; ANDRÉ, Marli. A relevância dos métodos de pesquisa qualitativa em Educação no Brasil. In: WELLER, Wivian.; PFAFF, Nicolle. (orgs.). Metodologias da Pesquisa Qualitativa em Educação: teoria e prática. Petrópolis: Vozes, 2010, p.29-38.

GAUTHIER, Clermont.; TARDIF, Maurice. A Pedagogia: teorias e práticas da antiguidade aos nossos dias. 3.ª ed. Petrópolis: Vozes, 2014.

GHEDIN, Evandro.; OLIVEIRA, Elisângela S.; ALMEIDA, Whasgthon A. Estágio com pesquisa. São Paulo: Cortez, 2015.

LIMA, Maria Socorro Lucena. Estágio e aprendizagem da profissão docente. Brasília: Liber Livro, 2012.

RUIZ, João Álvaro. Metodologia científica. Guia para eficiência nos estudos. São Paulo: Atlas, 1996.

SILVA, Lázara Cristina,; MIRANDA, Maria Irene. (orgs.). Estágio Supervisionado e prática de ensino: desafios e possibilidades. Araraquara: Junqueira&Marin; Belo Horizonte: FAPEMIG, 2008, p.15-36.

SILVA, Claudionor Renato da. Grounded Theory: a abordagem construtivista para pesquisas em educação sexual no Brasil. Araraquara: Amazon, 2017. Disponível em: https://www.amazon.com.br/GROUNDED-THEORY-abordagem-construtivista-pesquisas-ebook/dp/B0752CWHTK . Acesso em 05 abril 2019.

SCHÖN, Donald A. Formar professores como profissionais reflexivos. In: NÓVOA, António (Coord.). Os professores e sua formação. Lisboa: Dom Quixote, 1992.

TEJADA, José. Inovação docente na universidade: alternativas na formação de professores. In: SUANNO, Marilza.; RAJADELL, Núria. (orgs.). Didática e formação de professores: perspectivas e inovações. Goiânia: CEPED Publicações e PUC Goiás, 2012, p. 59-78.

VÁSQUEZ, Adolfo S. Filosofia da práxis. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1968.

WELLER, Wivian.; PFAFF, Nicolle. (orgs.). Metodologias da Pesquisa Qualitativa em Educação: teoria e prática. Petrópolis: Vozes, 2010.

WELLER, Wivian.; PFAFF, Nicolle. Pesquisa qualitativa em Educação: origens e desenvolvimento. In: WELLER, Wivian.; PFAFF, Nicolle. (orgs.). Metodologias da Pesquisa Qualitativa em Educação: teoria e prática. Petrópolis: Vozes, 2010, p.12-28.

ZABALZA, Miguel A. O estágio e as práticas em contextos profissionais na formação universitária. São Paulo: Cortez, 2014.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.