ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO NAS SÉRIES INICIAIS

Verônica Erculano da Silva, Fábio Bernardo da Silva

Resumo


O presente trabalho analisa e levantar sugestões sobre os métodos de alfabetização e letramento nas séries iniciais. Para isso, foram eliciados dados sobre a história da alfabetização no Brasil desde o seu descobrimento. Como o professor deve estar em constante evolução para que dessa forma, seja um profissional competente, realizou-se uma breve abordagem sobre a formação continuada do pedagogo. Por fim, é analisada a leitura nos anos iniciais no processo de alfabetização e letramento, bem como o papel do pedagogo na ação de ensino e desenvolvimento da leitura. Para a coleta desses dados foram realizadas pesquisas bibliográficas em livros e artigos científicos, que posteriormente, foram analisados, refletidas as conclusões que são expostas no decorrer desse trabalho. Pode-se verificar que o processo de alfabetização e letramento passou por grandes transformações no decorrer da história brasileira, ponderou-se também sobre a importância da formação continuada no processo de desenvolvimentos dos profissionais da educação e que o pedagogo, que é o profissional responsável pelo ensino da leitura, assim como de seu desenvolvimento e incentivo, tendo em vista que, por ser o profissional que tem os primeiros contatos com a criança na escola, ele é que tem a responsabilidade de iniciar o processo de construção do conhecimento no aluno nas séries iniciais.

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