UM JOGO DE LOGÍSTICA PODE AJUDAR NA ASSIMILAÇÃO DOS CONCEITOS DA DISCIPLINA? USANDO O LABORATÓRIO DE LOGÍSTICA PARA AJUDAR A RESPONDER

Marco Aurélio Carino Bouzada

Resumo


Este artigo procurou testar a efetividade da metodologia dos Jogos de Empresas enquanto estratégia pedagógica para a área de Logística. A pesquisa teve como objetivos: medir a relação entre o desempenho dos alunos participantes de um Jogo de Logística e a sua assimilação dos conceitos de Logística; e comparar a assimilação dos conceitos de Logística entre os alunos que participaram e não participaram do jogo. Foi realizada uma análise de correlação linear entre as notas dos alunos no jogo e as suas notas na disciplina, através da qual foi possível perceber que, quanto maior a nota do aluno no jogo, maior a sua nota na disciplina, a 10% de significância. Em seguida, foi realizado um teste t para duas amostras independentes, comparando a nota média na disciplina dos alunos que participaram do jogo com a dos alunos de uma turma anterior (que não participaram). Ao mesmo nível de significância, foi possível afirmar que a nota média dos participantes do jogo é significativamente superior à dos não participantes. Os resultados permitiram concluir que é fundamental para o aluno participar efetivamente e ter um bom desempenho no jogo de forma a obter uma melhor assimilação dos conceitos pertinentes à disciplina de Logística.

Referências


ALTHOFF, T.; COLZANI, T.; SEIBEL, S. A dinâmica da montadora de canetas - uma simulação baseada em jogos de empresas no ensino da engenharia de produção. In: Encontro Nacional De Engenharia De Produção (ENEGEP), 29., 2009, Salvador. Anais... Salvador: ABEPRO, 2009.

AZEREDO, S.; ORNELLAS, A.; RAMOS, R. Jogos de empresas aplicados à logí­stica empresarial: um panorama dos modelos disponíveis no paí­s. In: Encontro Nacional De Engenharia De Produção (ENEGEP), 26., 2006, Fortaleza. Anais... Fortaleza: ABEPRO, 2006.

BATISTA, I. Percepções dos Alunos de Negócios acerca de um Jogo de Empresas Online Considerando os seus Estilos de aprendizagem. Dissertação (Mestrado em Administração). São Paulo: FEA (USP), 2004.

BONOCIELLI Jr., S.; LOPES, P. Estudo e Modelagem do Mercado de Capitais em Jogo de Empresas Geral. In: Seminários de Administração (SEMEAD), 11., 2008, São Paulo. Anais... São Paulo: FEA (USP), 2008.

BOUZADA, M. Um jogo de Logí­stica genuinamente brasileiro. Dissertação (Mestrado em Administração). Rio de Janeiro: COPPEAD (UFRJ), 2001.

BOUZADA, M. Laboratório de Logí­stica: uma proposta de metodologia de pesquisa. In: Simpósio de Administração da Produção, Logí­stica e Operações Internacionais (SIMPOI), 13., 2010, São Paulo. Anais... São Paulo: FGV, 2010.

BOUZADA, M. (Org.). Jogando Logí­stica no Brasil. Curitiba: CRV, 2011.

BOUZADA, M.; SALIBY, E. Um Jogo de Logí­stica genuinamente brasileiro. Adm. MADE, Rio de Janeiro, v. 13, p. 60-73, 2009.

BERGAMASCHI FILHO, E.; ALBUQUERQUE, A. Atitudes Tomadas Durante um Jogo de Empresas e seu Impacto na Tomada de Decisão: Estudo de Caso Aplicado em uma Turma de Contabilidade. In: Encontro de Ensino e Pesquisa em Administração e Contabilidade (ENEPQ), 2., 2009, Curitiba. Anais... Curitiba: ANPAD, 2009.

DAVIS, J.; EISENHARDT, K.; BINGHAM, C. Developing theory through simulation methods. Academy of Management Review, v. 32, n. 2, p. 480-499, 2007.

DE PRETTO, F.; RAMOS, A.; DE PRETTO, C. Jogos de Empresas no Ensino do Planejamento e Controle da Produção. In: Simpósio de Administração da Produção, Logí­stica e Operações Internacionais (SIMPOI), 15., 2012, São Paulo. Anais... São Paulo: FGV, 2012.

FERREIRA, J. Jogos de Empresas: modelo para aplicação prática no ensino de custos e administração do capital de giro em pequenas e médias empresas industriais. Dissertação (Mestrado em Engenharia de Produção). Florianópolis: UFSC, 2000.

GRAMIGNA, M. Jogos de empresa. São Paulo: Makron Books, 1993.

KOPITTKE, B. Simulação empresarial: faça seu jogo. In: Encontro da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Administração (ENANPAD), 12., 1989, Belo Horizonte. Anais... Belo Horizonte: ANPAD, 1989.

LIMA, M. Jogos de empresa e operações logí­sticas. Artigos ILOS, 2004. Disponí­vel em: . Acesso em: 09 mai. 11.

MIYASHITA, R. Elaboração e uso de um jogo de Logí­stica. Dissertação (Mestrado em Administração). Rio de Janeiro: COPPEAD (UFRJ), 1997.

MOTTA, G.; MELO, D.; PAIXíO, R. O Papel do Envolvimento do Aluno no Aprendizado com Jogos de Empresas. In: Encontro de Ensino e Pesquisa em Administração e Contabilidade (ENEPQ), 2., 2009, Curitiba. Anais... Curitiba: ANPAD, 2009.

BONOCIELLI Jr., S.; LOPES, P. Estudo e Modelagem do Mercado de Capitais em Jogo de Empresas Geral. In: Seminários de Administração (SEMEAD), 11., 2008, São Paulo. Anais... São Paulo: FEA (USP), 2008.

MOURA, T.; OLIVEIRA, M.; SILVA, S.; MOTTA, G. Estudo Combinado entre o Método do Caso e do Jogo de Empresa: Análise da Interação Teoria e Prática. In: Congresso de Administração, Sociedade e Inovação (CASI), 2., 2012, Volta Redonda (RJ). Anais... Volta Redonda (RJ): UFF, 2012.

RANDEL, J.; MORRIS, B.; WETZEL, C.; WHITEHILL, D. The effectiveness of games for educational purpose: a review of recent research. Simulation & Gaming, v. 23, n. 3, p. 221-276, 1992.

ROCHA, L. Jogos de Empresa: Desenvolvimento de um Modelo para Aplicação no Ensino de Custos Industriais. Dissertação (Mestrado em Engenharia de Produção). Florianópolis: UFSC, 1997.

RODRIGUES, L.; RISCARROLI, V. O valor pedagógico de Jogos de Empresas. In: Encontro Nacional dos Cursos de Graduação em Administração (ENANGRAD), 12., São Paulo. Anais... São Paulo: ANGRAD, 2001.

ROSAS, A.; SAUAIA, A. Jogos de Empresa na educação superior no Brasil. In: Encontro da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Administração (ENANPAD), 30., 2006, Salvador. Anais... Salvador: ANPAD, 2006.

SANTORO, J. Jogos de empresas: elaboração e validação de um jogo interdisciplinar. Dissertação (Mestrado em Administração e Desenvolvimento Empresarial). Rio de Janeiro: UNESA, 2011.

SAUAIA, A. Jogos de Empresas: tecnologia e aplicação. Dissertação (Mestrado em Administração). São Paulo: FEA (USP), 1989.

SAUAIA, A. Satisfação e Aprendizagem em Jogos de Empresas: Contribuições para a Educação Gerencial. Tese (Doutorado em Administração). São Paulo: FEA (USP), 1995.

SAUAIA, A. Lógica econí´mica, raciocí­nio estratégico e evolução organizacional: além das regras do jogo de empresas. Tese (Livre-docência). São Paulo: FEA (USP), 2006.

SCHAFRANSKI, A. Jogos de Gestão da Produção: desenvolvimento e validação. Tese (Doutorado em Engenharia de Produção e Sistemas). Florianópolis: Programa de Pós-graduação em Engenharia de Produção e Sistemas (UFSC), 2002.

SILVA, M.; SAUAIA, A. Gestão de Marketing e Lucratividade: Um Estudo Com Jogos de Empresas. In: Seminários de Administração (SEMEAD), 11., 2008, São Paulo. Anais... São Paulo: FEA (USP), 2008.

VICENTE, P. Jogos de Empresas. São Paulo: Makron Books, 2001.

VICENTE, P. O uso de simulação como metodologia de pesquisa em ciências sociais. Cadernos EBAPE.BR, v. 3, n. 1, p. 1-9, Mar 2005.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.