RESPONSABILIDADE SOCIAL CORPORATIVA NO CONTEXTO DO VAREJO: UM ESTUDO DE CASO DO PROGRAMA MODELO RESPONSÁVEL

Mara Luiza Gonçalves Freitas

Resumo


Considerada uma modernidade ética no âmbito empresarial, a Responsabilidade Social Corporativa (RSC) tornou-se ao longo dos anos uma necessidade para o sucesso das organizações junto aos seus diversos stackeholders. O presente estudo, dessa maneira, apresenta a experiência da Rede Modelo, tradicional grupo do segmento varejista do Estado de Mato Grosso, através de um estudo de caso do Programa Modelo Responsável (PMR). Pretende-se, sob a luz deste case study, a avaliação do conceito de RSC, que se posiciona como um conceito de ordem sistêmica mas que tem se tornado aporte para a ação estratégica das organizações pela visibilidade conferida junto ao seu público consumidor. Assim, para a compreensão desta ação de âmbito empresarial, apresenta-se na primeira parte do texto a revisão de literatura, fundada na conjugação dos aportes sobre o Planejamento Estratégico Empresarial, RSC, o Desenvolvimento Sustentável. Na seqüência, apresenta-se a metodologia e respectivamente, o estudo de caso sobre o PMR, os resultados e considerações finais. Dentre as principais conclusões deste estudo está a compreensão de que a adoção da RSC como coordenadora do posicionamento junto ao mercado é uma recorrência da filosofia empresarial fundada no planejamento estratégico e na visão dos fundadores do negócio.
Palavras-chave: Planejamento Estratégico, Responsabilidade Social Corporativa, Desenvolvimento Sustentável, Varejo Supermercadista.

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