RACIOCÍNIO LÓGICO-MATEMÁTICO UTILIZANDO TRIÂNGULOS E QUADRADOS MÁGICOS

Daniele Martini, Cláudio José Bertusse, Fabiano Roveder

Resumo


No processo de ensino-aprendizagem da matemática, os jogos são um recurso metodológico eficaz, pois estimulam o raciocínio lógico e a criatividade do educando, além de tornar as aulas de matemática mais atrativas. As atividades com triângulos e quadrados mágicos foram propostas em uma Feira de Ciências no município de Juína/MT. O objetivo era verificar como estudantes do Ensino fundamental e do Ensino Médio utilizam o raciocínio lógico-matemático presente em triângulos e quadrados mágicos e como eles aceitam os desafios conforme aumenta o grau de dificuldade. As atividades propostas chamaram a atenção dos estudantes e muitos demonstraram interesse em participar das mesmas. Constatou-se que a maioria dos estudantes que aceitaram os desafios conseguiu resolver as atividades propostas. Apenas 9% dos estudantes que tentaram resolver a atividade que apresentava maior grau de dificuldade obtiveram êxito.
Palavras-Chave: Raciocínio Lógico-Matemático. Jogos. Matemática.

Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.