DIREITOS HUMANOS E BRASIL: uma Perspectiva Constitucional com Relação a Grupos Vulneráveis

Joilton Luiz dos Santos, Luís Fernando Moraes de Mello

Resumo


O estudo foi erigido com vistas a contrastar Direitos Humanos com o ordenamento jurídico do país e as fontes normativas internacionais, cujo mérito diz respeito aos tratados de direitos humanos, situando o posicionamento tomado pelo Brasil neste cenário. Num foco em busca de uma perspectiva constitucional, conferindo a sua relação com os grupos vulneráveis, juntou-se os preceitos da dignidade da pessoa humana e seus princípios consectários lógicos. Sob a indagação de qual a verdadeira entrega ao cidadão brasileiro do que se entende por direitos humanos de segunda dimensão, observou nesta reflexão, a valoração da própria dignidade da pessoa humana, do mínimo existencial e do princípio do não retrocesso, em busca de subsídio para diagnósticos e prognósticos em face da conjuntura nacional considerada caótica em matéria de implementação de direitos humanos. Teve como objetivos, portanto, discorrer sobre a Constituição da República Federativa do Brasil de 1988 e os tratados internacionais de proteção dos direitos humanos, para delinear sobre os grupos vulneráveis e os direitos sensíveis. Elegeu-se procedimento bibliográfico e documental, que consiste na busca de autores e dispositivos que atendem ao objeto de estudo, para saturar os pontos e trazer à tona, ponderações consideradas emblemáticas, mas solucionadoras. Em considerações finais, pôde acrescentar que o país muito avançou, mas ainda carece de maiores implementações de direitos, uma vez que precisa ser mais coerente com os diplomas internacionais ratificados.

Palavras-chave


Direitos Humanos; Dignidade da Pessoa Humana; Grupos Vulneráveis.

Texto completo:

PDF

Referências


ARAKAKI, Fernanda Franklin Seixas; VIERO, Guérula Mello. Direitos humanos [recurso eletrônico]. [revisão técnica: Renato Selayaram]. – Porto Alegre: SAGAH, 2018.

BRASIL. Decreto nº 592, de 6 de Julho de 1992 - Pacto Internacional sobre Direitos Civis e Políticos. Disponível em: . Acesso em: 01 de nov de 2020.

CASTILHO, Ricardo. Direitos humanos. – 5. ed. – São Paulo: Saraiva Educação, 2018.

OLIVEIRA, Fabiano Melo Gonçalves de. Direitos humanos. – Rio de Janeiro: Forense; São Paulo: MÉTODO: 2016.

LENZA, Pedro. Direito Constitucional esquematizado. – Coleção esquematizado® / coordenador Pedro Lenza – 24. ed. – São Paulo: Saraiva Educação, 2020.

MAZZUOLI, Valerio de Oliveira. Curso de direitos humanos. – 6. ed. – Rio de Janeiro: Forense; São Paulo: MÉTODO, 2019.

MIRANDA, Nilmário. Por que Direitos Humanos. - Belo Horizonte: Autêntica, 2006.

MALHEIRO, Emerson. Curso de direitos humanos. – 3. ed. rev., atual. e ampl. – São Paulo: Atlas, 2016.

PIOVESAN, Flávia. Direitos humanos e o direito constitucional internacional. – 18. ed., rev. e atual. – São Paulo: Saraiva Educação, 2018.

RAMOS, André de Carvalho. Curso de Direitos Humanos. –7. ed. – São Paulo: Saraiva Educação, 2020.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.