CONTABILIDADE DE CUSTOS COMO FERRAMENTA PARA TOMADA DE DECISÃO: Estudo de caso em uma Microempresa situada na região Noroeste de Mato Grosso

Dhienifer Alana Ferreira da Silva, Antonielle Pagnussat, Aparecida Cordeiro Fernandes, Daniele Romanin da Silva Cunha

Resumo


Esta pesquisa tem como objetivo estudar o caso de uma microempresa, identificando os pontos fracos em sua gestão, sugerindo a partir dos conceitos teóricos soluções práticas que possam garantir a eficácia do negócio. O trabalho está organizado primeiramente com o viés teórico, buscando na literatura artigos e documentos que evidenciam a contabilidade gerencial e a contabilidade de custos como promotora de mudanças organizacionais que auxiliam na tomada de decisão, após abordar a literatura foi realizado um estudo de caso numa microempresa familiar no ramo alimentícios situada na região noroeste de Mato Grosso, visando analisar a contabilidade custos e como é feito a formação do preço de venda utilizado pelo proprietário, com intuito de analisar e comparar os resultados com o método utilizado pelo contabilidade com foco no método de custeio por absorção, para identificar as falhas na formação do custo do produto e indicar soluções possíveis.  A metodologia adotada para concretização do trabalho é de caráter bibliográfico, documental e de natureza exploratória para a efetivação da revisão da literatura sobre a contabilidade gerencial e a contabilidade de custos, por fim, um estudo de caso em uma microempresa utilizando uma entrevista com o proprietário para a coleta de dados necessários para a realização da pesquisa.


Palavras-chave


Contabilidade de custos; Contabilidade gerencial; Formação do preço de venda

Texto completo:

PDF

Referências


ATKINSON, A. A. el tal. Contabilidade gerencial. 4. ed. São Paulo: Atlas, 2015.

BANDEIRA, G. G.; BENIN, M. M.; SOUZA, M. A.; MACHADO, D. G. Utilização de métodos de custeio para fins gerenciais: aderência empírica em empresas da Região Sul do Brasil. Sinergia, v. 21, n. 1, p. 67-78, 2017.

BARROS, C. M. E.; LEMOS JÚNIOR, L. C.; COLAUTO, R. D.; VOESE, S. B. Interdisciplinaridade em contabilidade gerencial e contabilidade de custos em programas de mestrado: percepções de docentes e discentes. Revista de Contabilidade e Organizações, v. 6, n. 14, p. 163-181, 2012.

BERNARDI, L. A. Política e formação de preços: uma abordagem competitiva, sistêmica e integrada. 2. ed. São Paulo: Atlas, 1998.

CORRAR, Luis João; GARCIA, Edinete André da Rocha. Programação linear: uma aplicação à contabilidade de custos no processo de tomada de decisão. Revista Cruzando Fronteras: Tendencias de Contabilidad Directiva para el Siglo XXI, 2001.

GARRISON, R. H.; NOREEN, E. W.; BREWER, M. C. Contabilidade Gerencial. 11ª ed. Rio de Janeiro: LTC, 2007

HORNEGREM, C. T., FOSTER, G., DATAR, K. M. Contabilidade de Custo. 11ª ed. São Paulo: Pearson, 2004.

ISIDORO, C. el tal. A utilização de artefatos de Contabilidade Gerencial em cooperativas agropecuárias. Revista de Contabilidade da UFBA, Salvador, Bahia, Brasil, v. 6, n. 2, p. 39-55, 2012

JORDÃO, R. V. D.; BARBOSA, C. R.; RESENDE, P. T. V. Inflação Interna, Gestão e Controle de Custos: Uma Experiência de Sucesso em uma Multinacional Brasileira. Revista de Educação e Pesquisa em Contabilidade, v. 12, n. 1, p. 122-144, 2018.

KROENKE, A.; SÖTHE, A.; SCARPIN, J. E. Estrutura de Custos das Empresas do Setor de Vestuário Listadas na Bovespa: Utilização da Análise de Regressão Linear. ABCustos Associação Brasileira de Custos, v. 6, n. 1, jan./abr. 2011.

MARTINS, E. Contabilidade de Custos. 10. ed. São Paulo: Atlas, 2010.

MATTOS, Paulo de Carvalho. Tipos de revisão de literatura. Disponível:. Acesso em: 14 de maio de 2020.

NEXAAS. Contabilidade gerencial: Entenda o conceito e sua importância. Disponível em: https://nexaas.com/2017/05/02/contabilidade-gerencial-entenda-o-conceito-e-sua-importancia/>. Acesso em 01 de Jul. de 2020.

PEREIRA, Fábio H. Formação do preço de venda para micros e pequenas empresas. CRCSC & Você – Florianópolis, v. 1, n. 1, p. 15-13, abril/2002 - julho/2002.

PEREIRA, E.; ARIMA, C. H.; KOBAYASHI, A. K. A integração do sistema de contabilidade de custos aos sistemas de apoio à decisão e de informação executiva. BASE - Revista de Administração e Contabilidade da UNISINOS, v. 1, n. 1, p. 13-24, 2004.

RODRIGUES, L. A.; BRAUN, D. R.; MIREK, Z. M.; FENGLER, D.; CARVALHO, C. T. Contabilidade de custos como ferramenta gerencial aplicada a atividade hoteleira: estudo de caso aplicado a um hotel situado na região das Missões – RS. Revista Eletrônica de Administração e Turismo, v. 4, n. 2, p. 384-400, 2014.

SCHULTZ, Felix. Custeio por Absorção: Entenda os custos da produção. Disponível em:. Acesso em 01 de jan. 2020.

VENTURINI, L. D. B.; CARRARO, W. B. W. H. Estágio Evolutivo da Contabilidade Gerencial em Organizações Contábeis de Natureza Jurídica EIRELI no Município de Porto Alegre – RS. Revista Capital Científico - Eletrônica, v. 18, n. 2, p. 81-99, 2020.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.