ANÁLISE DA ESTRUTURA DA CADEIA DE SUPRIMENTOS: O CASO DA LOJA ROUPAS FEMININAS

Amanda Ferreira Da Silva, Bianca Barbosa Faria, Denise Rocha Dantas, José Antônio Da Silva, Johnny Pereira Da Silva, Mariana Alves Araujo, Gevair Campos

Resumo


A logística é a habilidade de comprar, receber, armazenar, separar, expedir, transportar e entregar o produto/serviço certo, na hora certa, no lugar certo, visando a perfeição operacional com o mínimo custo possível para garantir a satisfação do cliente. O presente trabalho acadêmico tem por objetivo levantar a estrutura da cadeia de suprimentos da empresa Rosa Chiclete que é uma loja de sapatos femininos da cidade de Unaí. A metodologia centra-se na aplicação de pesquisa bibliográfica e de campo. Os resultados obtidos demonstram que a cadeia de suprimentos pode trazer benefícios para empresa e para seus parceiros na busca de vantagem competitiva, trazendo menor custo, gerando valor para o cliente e consequentemente levando a empresa ao sucesso no mercado na qual esta inserida.


Palavras-chave


Logística; Roupas femininas; Cadeia de Suprimentos.

Texto completo:

PDF

Referências


BALLOU, R. H. Gerenciamento da cadeia de Suprimentos. 4ª edição. Porto Alegre: Bookman, 2001.

BALLOU, R. H. Logística empresarial. São Paulo: Atlas, 1993.

BALLOU, Ronald H. Gerenciamento da cadeia de suprimentos/logística empresarial. 5. ed. São Paulo: Bookman, 2006.

BERTAGLIA, Paulo Roberto. Logística e gerenciamento da cadeia de abastecimento. São Paulo: Saraiva, 2003.

BOTELHO, L. G. Um método para o planejamento operacional da distribuição:

aplicação para casos com abastecimento de granéis líquidos. 2003.

BOWERSOX, D. J.; CLOSS, D. J. Logística Empresarial. O Processo de integração da cadeia de suprimento. São Paulo: Atlas, 2001.

DEMARIA, M. O Operador de transporte multimodal como fator de otimização da logística. 2004. Dissertação (Mestrado) – Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção e Sistemas, UFSC, Florianópolis. 87 p.

ENOMOTO, L. M. Análise da distribuição física e roteirização em um atacadista do Sul de Minas Gerais. 2005. Dissertação (Mestrado) – Programa de Pós- Graduação em Engenharia de Produção, Universidade Federal de Itajubá – UNIFEI, Itajubá. 141 p.

GALVÃO, L. C. Dimensionamento de sistemas de distribuição através do diagrama multiplicativo de voronoi com pesos. 2003. Tese (Doutorado) – Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção e Sistemas, UFSC, Florianópolis. 175 p.

MINAYO, M.C. de S. (Org.) Pesquisa social: teoria, método e criatividade. 22 ed. Rio de Janeiro: Vozes, 2003.

NOVAES, A. Galvão N.; ALVARENGA A. Carlos. Logística aplicada: suprimento e distribuição física. São Paulo: Edgard Blücher, 2000.

ROCHA, M.S.; NUNES, F. R. M.; MAIA, G.L.; GUIMARÃES, L.R. Impactos da

utilização da estratégia logística de postponement na cadeia logística de calçados da região do Crajubar: um estudo de caso. In: Encontro Nacional de engenharia de Produção, 29., 2009, Salvador. Anais..., Salvador: 2009.

SEVERINO, Antônio Joaquim. Metodologia do trabalho científico. 21. ed. São Paulo: Cortez, 2000.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.