CONTRATAÇÃO DE SEGUROS DE AUTOMÓVEIS: UMA ANÁLISE DOS FATORES INFLUENCIADORES DO COMPORTAMENTO DE COMPRA

Arthur Paes Lima, Diego de Queiroz Machado, Elaine Freitas de Sousa, Juliana Vieira Corrêa Carneiro

Resumo


Esta pesquisa tem como objetivo identificar os principais fatores influenciadores do comportamento de compra de consumidores de seguros de automóveis. Para atender a esse objetivo, optou-se pela utilização de uma abordagem de pesquisa quantitativa, aplicada em uma amostra de consumidores de seguros de automóveis da cidade de Fortaleza, selecionados por acessibilidade, com levantamento de dados feito mediante aplicação de um questionário fechado. A partir da amostra obtida, foi possível levantar e analisar os resultados que identificaram o risco de roubo e o risco de colisão como os principais fatores que levam os clientes a contratarem este tipo de serviço. Juntamente às razões já apresentadas, chegou-se a conclusão de que, durante o processo de contratação de seguros, também são levados em consideração pelos clientes ou potenciais clientes alguns elementos como, por exemplo, o preço obtido durante processo de cotação e indicações de corretores com experiência no ramo, o que mostra a valorização do profissional que atua com seguridade de automóveis.

Referências


ANDRES, K. R. Variabilidade do Prêmio do Seguro de Automóveis. Ijuí­: 2012.

BLACKWELL, R. D.; MINIARD, P. W.; ENGEL, J. F. Comportamento do Consumidor. São Paulo: Cengage Leraning, 2005.

CHURCHILL, G. A.; PETER JR., J. P. Marketing: Criando Valor para o Cliente. São Paulo: Editora Saraiva, 2000.

COBRA, M. Administração de Marketing no Brasil. São Paulo: Cobra Editora & Marketing, 2005.

ESCOLA NACIONAL DE SEGUROS. Mercado de seguros regulados pela SUSEP: desempenho em jan./fev. de 2016. Disponí­vel em: http://www.tudosobreseguros.org.br/portal/pagina.php?c=1406. Acesso em 21 Abril 2016.

ESCOLA NACIONAL DE SEGUROS. Tudo Sobre Seguros, Previdência Complementar Aberta e Capitalização. Rio de Janeiro: Walprint Editora, 2013.

LEITE FILHO, J. B. Conhecimentos Bancários para Concursos. Curitiba: Editora Iesde Brasil S.A, 2012.

FONSECA, J. J. S. Metodologia da pesquisa cientí­fica. Fortaleza: UEC, 2002.

GOMES, A. S. O Seguro de Automóvel e Suas Principais Caracterí­sticas. Rio de Janeiro: 2004.

KOTLER, P. Princí­pios de Marketing. 12 ed. São Paulo: Prentice Hall, 2007.

LARENTIS, F. Comportamento do Consumidor. Curitiba: IESDE Brasil, 2009.

PETER, J. P.; OLSON, J. C. Comportamento do Consumidor e Estratégias de Marketing. Porto Alegre: AMG Editora, 2010.

POLIT, D. F.; BECK, C. T.; HUNGLER, B. P. Fundamentos de pesquisa em enfermagem: métodos, avaliação e utilização. 5. ed. Porto Alegre: Artmed, 2004.

SANTOS, M. B. O Mercado de Seguros de Automóveis: Um Estudo do Comportamento do Consumidor no Sul e Extremo Sul da Bahia. Salvador: 2003.

SHETH, J. N., MITTAL, B.; NEWMAN, B. I. Comportamento do cliente: indo além do comportamento do consumidor. São Paulo: Atlas, 2001.

SILVA, A. Noções Básicas de Seguros. 2010. Disponí­vel em http://www.affonsosilva.com.br/artigos.html Acesso em 28 Junho 2016.

SOLOMON, M. R. O Comportamento do Consumidor – Comprando, Possuindo e Sendo. 11. ed. São Paulo: Bookman Editora, 2016.

SOUZA, S. Seguros: Contabilidade, Atuária e Auditoria. São Paulo: Saraiva, 2007

SUPERINTENDíŠNCIA DE SEGUROS PRIVADOS. Guia de orientação e defesa do segurado. Rio de Janeiro: SUSEP, 2006.

UNDERHILL, P. Vamos à s Compras: A Ciência do Consumo. Rio de Janeiro: Campus, 1999.

VIEIRA, V. A. Comportamento do Consumidor. Rev. Adm. Contemp., v. 6, n. 3, p. 219-221, 2002.

VIOTTO, D. Tudo Sobre Seguros para o Seu Carro. Disponí­vel em: http://revistaautoesporte.globo.com/Servico/noticia/2015/05/tudo-sobre-seguros-para-o-seu-carro.html Acesso em 14 Junho 2016.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.