INCÊNDIO E PÂNICO NO BRASIL: UM ESTUDO SISTEMÁTICO QUANTO AO PAPEL DO ENGENHEIRO NA GARANTIA DAS CONDIÇÕES DE SEGURANÇA E NAS MEDIDAS CONTRA INCÊNDIO

Gislaine Maria Lente Franco, Silvana Mara Lente, Elaine de Oliveira Custódio, Marinalva Pereira dos Santos

Resumo


O presente artigo tem como objetivo apresentar um estudo sistemático sobre Engenharia e Segurança Contra Incêncio e Pânico no Brasil nos últimos 10 anos, colocando em destaque sua conceituação, área de abrangência e atuação profissional. O qual foi desenvolvido por meio de uma pesquisa bibliográfica, onde a coleta de dados ocorreu em fontes secundárias, a saber; artigos científicos, livros, legislações vigentes, dentre outros. Foram organizados os dados em quadros teóricos com textos extraídos dos autores que subsidiaram a coleta, os quais permitiram aguçar discussões sobre cada cagetoria proposta. Ficou evidente que esta área da engenharia vem se desenvolvendo e aprimorando muito nos últimos anos no Brasil, inclusive no campo da ciência com muitos estudos em busca de melhorias e regulamentações de um sistema nacional. Com um vasto campo de trabalho, o qual requer um profissional com uma formação que lhe garanta habilidades e compentências para atuar na busca de resultados satisfatórios quanto à prevenção e controle de incêndio e pânico.


Palavras-chave


engenharia; segurança; incêndio e pânico

Texto completo:

PDF

Referências


ARAÚJO, T. M. et al. A tropical rainforest experiment by biomass burning in the state of Pará, Brazil. Atmospheric Environment 33, 1991-1998, 1999.

CAMPOS, D. T. A. Plano de inspeção predial em sistemas de segurança contra incêndio em edificações residenciais multifamiliares. Revista Online IPOG Especialize – 6º Edição, nº 006, vol. 01, Goiânia, 2013.

CORDEIRO, E.; COELHO, A. L. NEPOMUCENO, M. C. S. Comportamento Humano em caso de Incêndio. Jornada de Segurança aos Incêndios. 5º JORNINC, Lisboa, 2016.

CRAVEIRO, João. Comportamento humano em caso de incêndio. 5ª JORNINC - Jornada de segurança aos incêndios, At LNEC – Lisboa, 2016.

DE CICCO, F. M.; FANTAZZINI, M. L. Introdução à Engenharia de Segurança de Sistemas. 3. ed. São Paulo: FUNDACENTRO, 1993, 113 p.

DENZIN, Norman K. Interpretive biography. Qualitative Research Methods, v. 17. London, New Delhi, 1989.

FERNANDES, Ivan Ricardo. Engenharia de segurança contra incêndio e pânico. Curitiba, PR: CREA-PR, 2010, 88 p.

FREIRE, C. D. R. Projeto de proteção contra incêndio (PPCI) de um prédio residencial no centro de Porto Alegre. Monografia (Graduação em Engenharia de Segurança do Trabalho) – UFRGS, 2009.

GIL, A.C. Métodos e técnicas de pesquisa social. 6 ed. São Paulo: Atlas, 2008. 220 p.

Guba, E.; Lincoln, Y. Avaliação da quarta geração. Califórnia-EUA: Sage, 1989.

KANESHIRO, P. J. I. Modelagem de sistema de proteção técnica contra incêndio em edifícios inteligentes através de rede de Petri. Dissertação (Mestrado em Engenharia) – USP, São Paulo, 2006.

LIBERATO, D. J.; SOUZA, M. F. Levantamento dos itens relacionados à prevenção contra incêndio e pânico em edificações residenciais multifamiliares verticais em natal. HOLOS, vol. 06, 2015.

MATTEDI, D. L. Uma contribuição ao estudo do processo de projeto de segurança contra incêndio. Dissertação (Mestrado em Engenharia Civil) – UFOP, Ouro Preto, 2005.

MITIDIERI, Marcelo Luis; IOSHIMOTO, Eduardo. Proposta de Classificação de Materiais e Componentes Construtivos com Relação ao Comportamento Frente ao Fogo - Reação ao Fogo. Boletim Técnico da Escola Politécnica da USP. Departamento de Engenharia de Construção Civil. São Paulo, 1998.

MORAES, R. Análise de conteúdo. Revista Educação, Porto Alegre, v. 22, n. 37, p. 7-32, 1999.

PEREZ, Lisiane I. Importância da prevenção de incêndios como segurança dos trabalhadores na visão empresarial: caso do município de ponta grossa. Monografia de especialização (Especialização de Engenharia de Segurança do Trabalho), Universidade Tecnológica Federal do Paraná. Ponta Grossa, 2014.

PIENIAK, E. C.; SALGADO, L. Análise das ações de prevenção de incêndio em uma construtora do oeste paranaense. 5º Simpósio de Sustentabilidade e Contemporaneidade nas Ciências Sociais – Centro Universitário FAG. Cascavel, 2017.

POLLUM, J. A. Segurança contra incêndio em edificações históricas. Dissertação (Mestrado em Arquitetura e Urbanismo) – UFSC, Florianópolis, 2016.

RODRIGUES, E. E. C. Sistema de Gestão da Segurança contra Incêndio e Pânico nas Edificações: Fundamentação para uma Regulamentação Nacional. 2015. Tese (Doutorado em Engenharia Civil). Programa de Pós-Graduação em Engenharia Civil, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre.

SANTOS, V. Avaliação de risco de incêndio e pânico em ambientes industriais: estudo de caso em uma empresa do ramo automobilístico. Projeto Final (Pós-graduação em Engenharia de Segurança do Trabalho) – UTFP, Ponta Grossa, 2017.

SEITO, Alexandre Itiu, et al. A Segurança contra incêndio no Brasil. Coordenação de São Paulo: Projeto Editora, 2008.

SILVA, Rodrigo Ferreira da. A abordagem da segurança contra incêndio nas matrizes curriculares dos cursos de arquitetura e engenharia civil da universidade federal de goiás. Artigo (Pós-graduação (lato-sensu) em gerenciamento de segurança pública) – Universidade Estadual de Goiás, Goiânia, 2014.

VENEZIA, A. P. P. G.; VALENTIN, M. V; ONO, R. Arquitetura e Urbanismo. A segurança contra incêndio no Brasil, Projeto Editora, São Paulo, 2008.

VICENTE, Ana Carolina Rodrigues. Panorama da segurança contra incêndio em edificações: Análise dos Laudos no Corpo de Bombeiros Militar da Paraíba. João Pessoa, 2017.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.