VIABILIDADE DE INSTALAÇÃO E MANUTENÇÃO DE UM ECOPONTOPARA PNEUS INSERVÍVEIS NA CIDADE DE RIACHINHO-MG

Sandro Ferreira da Silva, Gevair Campos

Resumo


Os pneus inservíveis representam um problema de ordem sanitária quando abandonados de forma inadequada no meio ambiente. Dentre as várias atividades com disposição final destes, alguns estudos apontam que o descarte de pneus no meio ambiente, causam danos não somente a este, como também à sociedade. O objetivo presente artigo foi identificar instalação de um EcoPonto é uma despesa ou um investimento para o município Riachinho-MG. Quanto aos meios de investigação, a pesquisa se classificara como qualitativa, bibliográfica, exploratória, estudo de caso, e o método para coleta de dados foram entrevistas com os agentes envolvidos. Os resultados mostraram que a criação de um EcoPontopode apresentar uma economia de aproximadamente 35% nas Campanhas de prevenção dos focos de dengue e picada de animais peçonhentos. Quanto a definição se o EcoPonto é um custo ou investimento, os resultados da pesquisa demonstram que a curto prazo pode ser considerado uma despesa, mas médio e longo deixa de ser um custo e passa ser um investimento.


Palavras-chave


EcoPonto; Saúde; Meio Ambiente; Logística reversa

Texto completo:

PDF

Referências


ABRAMOVAY, R; SPERANZA, J. S.; PETITGAND, C. Lixo zero: gestão de resíduos sólidos para uma sociedade mais próspera. São Paulo: Planeta Sustentável. Instituto Ethos, 2013. P. 17-59.

AGUIAR, A. M. dos S.; FURTADO, C. F. do C. A aplicação da logística reversa nas revendas de pneus em Fortaleza. XIII SEMEAD, São Paulo, setembro/ 2010.

ANDRIETTA, A. J. Pneus e meio ambiente: um grande problema requer uma grande solução. Out. 2002. Disponível em: . Acesso: 28 maio 2018.

ANIP. Associação Nacional da Indústria de Pneumáticos). Produção. 2013. Disponível em: . Acesso em: 06 dez. 2014.

ANIP. Associação Nacional da Indústria de Pneumáticos. ANIP em números. 2015. Disponível em: . Acesso em 25 fev. 2015.

BARTHOLOMEU, D. B.; BRANCO, J. E. H.; CAIXETA FILHO, J. V.; PINHEIRO, M. A. A Logística Reversa: o caso da destinação de pneus inservíveis no Brasil. In. Encontro Nacional sobre Gestão Empresarial e Meio Ambiente, XII. Anais...São Paulo: ENGEMA, 2010.

BRASIL. Lei 12.305/2010. Institui a Política Nacional de Resíduos Sólidos; altera a Lei nº 9.605, de 12 de fevereiro de 1998; e dá outras providências. 2010. Disponível em: . Acesso em: março de 2018.

BRASIL. Conselho Nacional do Meio Ambiente. Resolução 416/2009. Dispõe sobre a prevenção à degradação ambiental causada por pneus inservíveis e sua destinação ambientalmente adequada, e dá outras providências. 2009. Disponível em: . Acesso em: março 2018.

CERVO, A.L.; BERVIAN, P. A. Metodologia científica. 4. Ed. São Paulo: Makron Books, 1996.

COMPAM. Portal da Reciclagem e do Meio Ambiente. Tempo de decomposição dos resíduos. 2014. Disponível em: . Acesso em: Outubro de 2017.

CONAMA. Conselho Nacional do Meio Ambiente.ResoluçãoCONAMA nº 23 de 12 de dezembro de 1996. Dispõe sobre as definições e o tratamento a ser dado aos resíduos perigosos, conforme as normas adotadas pela Convenção da Basiléia sobre o controle de Movimentos Transfronteiriços de Resíduos perigosos e seu Depósito. Disponível em: < http://www.mma.gov.br/port/conama/legiabre.cfm?codlegi=222>. Acesso em maio de 2018.

CONAMA. Conselho Nacional do Meio Ambiente.ResoluçãoCONAMA nº 235 , de 07 de janeiro de 1998. Altera o anexo 10 da Resolução CONAMA no 23, de 12 de dezembro de 1996. Disponível em: . Acesso em maio de 2018.

CONAMA. Conselho Nacional do Meio Ambiente.ResoluçãoCONAMA nº 258, de 26 de agosto de 1999. Determina que as empresas fabricantes e as importadoras de pneumáticos ficam obrigadas a coletar e dar destinação final ambientalmente adequada aos pneus inservíveis. Disponível em: http://www.mma.gov.br/port/conama/legiabre.cfm?codlegi=258. Acesso em maio de 2018.

DAHER, C. E.; SILVA, E. P. de L. S.; FONSECA, A. P. Logística reversa: oportunidade para redução de custos através do gerenciamento da cadeia integrada de valor.Brazilian Business Review, Vitória, v.3, n.1, jan./jun. 2006. Disponível em: . Acesso em: abril. 2018.

DORNIER, P. P.; ERNST, R.; FENDER, M.; KOUVELIS, P. Logística e operações globais: texto e casos. São Paulo: Atlas, 2000.

FREITAS, S. S. de. Benefícios sociais e ambientais do coprocessamento de pneus inservíveis: estudo de caso na cidade de João Pessoa-PB. 2010. Dissertação (Mestrado em Engenharia Urbana e Ambiental) - Programa de Pós-Graduação EM Engenharia Urbana e Ambiental, Universidade Federal da Paraíba – UFPB. João Pessoa, 2010.

IBGE. Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. Riachinho-MG. Disponível em: .Acesso em: abril de 2018.

LAGARINHOS, C. A. F. Reciclagem de pneus: análise do impacto da legislação ambiental através da logística reversa. São Paulo: USP, 2011. 291 p. Tese (Doutorado) – Escola Politécnica da Universidade de São Paulo, São Paulo, 2011.

LEITE, P. R. Logística reversa:meio ambiente e competividade. São Paulo: Prentice Hall, 2003.

LEITE, P. R. Logística reversa: meio ambiente e competitividade. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2ª ed. 2009.

MARTINS, G. de A.; THEÓPHILO, C.R. Metodologia da investigação cientifica para ciências sociais aplicadas. 2. Ed. São Paulo: Atlas, 2009.

OLIVEIRA, S.L. de. Tratado de metodologia científica: Projetos de pesquisas, TGI, TCC, monografias, dissertações e teses. São Paulo: Pioneira ThomsonLearning, 2002.

OLIVEIRA, OJ. de; CASTRO, R, de. Estudo da destinação e da reciclagem de pneus inservíveis no Brasil. In: Encontro Nacional de Engenharia de Produção, XVII, Foz do Iguaçu. Anais ... Foz do Iguaçu: ENEGEP, 2007.

RECICLANIP. O Ciclo Sustentável do Pneu. 2014. Disponível em: . Acesso em: março de 2014.

RECILANIP. Como abrir um ponto de coleta. Disponível em: .Acesso em: janeiro de 2018.

RODRIGUES, A. de J. Metodologia científica. São Paulo: Avercamp, v. 90, 2006.

SECRETARIA DE ESTADO DA FAZENDA-MG, Administração Fazendária Unaí-MG, in loco, 15 de maio de 2018.

SECRETARIA MUNICIPAL DE SAUDE DE RIACHINHO-MG, in loco, 14 de maio de 2018.

SINPEC. Sindicato Nacional da Indústria de Pneumáticos, Câmara de Ar e Camelback. História do pneu. 2011. Disponível em:< http://www.fiesp.com.br/sinpec/sobre-o-sinpec/historia-do-pneu/> Acesso em: março 2018.

XAVIER, L. H.; CORRÊA, H. L. Sistemas de logística reversa: criando cadeias de suprimento sustentáveis. São Paulo: Atlas, 2013.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.