ATIVOS INTANGÍVEIS E A ESTRUTURA DE CAPITAL: a influência das marcas e patentes sobre o patrimônio

Jayane Bottan Medeiros, Antonielle Pagnussat

Resumo


Por meio deste trabalho, procura-se enfatizar a importância econômica que os ativos intangíveis, em especial as marcas e patentes, bens podem ter sobre o patrimônio. Considerando a importância de reconhecer tais ativos, levanta-se a seguinte questão como problema de pesquisa: Qual o papel dos ativos intangíveis, especificamente marcas e patentes, na composição do patrimônio das empresas? Objetivo geral da pesquisa é verificar se os valores de mercado das marcas correspondem ao valor reconhecido no patrimônio das empresas que mais se destacaram no ano de 2017, para então estabelecer uma relação entre estes valores e apontar o papel destes ativos no valor de mercado da firma em questão. Para atingir o objetivo do estudo realizada uma pesquisa bibliográfica, de cunho quali-quantitativo e descritivo, por meio de um levantamento de dados junto ao site das empresas analisadas, tomo mando como base o ranking da Interbrand 2017, onde estão elencadas as 25 marcas mais bem avaliadas no mercado brasileiro. Após analisar cada uma das empresas foi possível constatar que em todas elas existe pouco, ou quase nenhum registro a respeito de valor de marcas e patentes no Balanço Patrimonial. Esta informação diverge daquela encontrada no relatório da Interbrand 2017, onde as marcas são altamente valorizadas. Estes resultados indicam a importância e o papel da marca como propulsor do valor da firma, tendo em vista, que quando se trata de empresas como as citadas, os investidores levam em consideração tal valor no momento em que decidem ou não investir na mesma.

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