UTILIZAÇÃO DA ANÁLISE DAS DEMONSTRAÇÕES CONTÁBEIS COMO FERRAMENTA PARA AVALIAÇÃO DE INVESTIMENTO EM AÇÕES

Erica de Souza Ramos, Antonielle Pagnussat

Resumo


A contabilidade é uma ferramenta cujo objetivo é fornecer informações relevantes e necessárias para gestores em tomadas de decisões. Através dela, seus usuários podem analisar cada situação de forma individual e assim conhecer a realidade financeira, econômica e patrimonial de cada empresa. Diante do cenário econômico e de investimento em expansão, o investidor busca cada vez mais segurança em suas aplicações financeiras e com isso a Análise das Demonstrações Contábeis tem papel fundamental no que diz respeito à análise meticulosa dos indicadores financeiros. Dessa maneira, este trabalho tem como objetivo analisar as Demonstrações Contábeis das três empresas com maiores índices de retorno no ano de 2017 listadas na B3 (Brasil, Bolsa e Balcão), sendo as empresas, Usiminas, Estácio e Localiza, e assim fazer uma comparação de seus indicadores com o intuito de relacionar a importância da análise das Demonstrações Contábeis com a avaliação para investimento. A metodologia utilizada para elaboração do trabalho foi a pesquisa bibliográfica e descritiva, e para a análise individual de cada empresa, foi utilizado o estudo de caso. Também foram utilizadas informações dos balanços patrimoniais e demonstrações de resultado para o cálculo dos indicadores de liquidez, estrutura de capital e rentabilidade. Dessa forma, através da análise desses indicadores constatou-se que as empresas em questão apresentam resultados satisfatórios, com boa capacidade financeira e margem de lucros.

Texto completo:

PDF

Referências


BELMONTE, T. G. A Utilização das Demonstrações Contábeis pelas Pequenas e Médias Empresas. ENIAC Pesquisa, São Paulo, 2015. Disponível em: . Acesso em: 27 fevereiro de 2018.

BRAGA, H. R. Demonstrações Contábeis. Estrutura, Análise e Interpretação. 5. Ed. São Paulo: Atlas S.A, 2003.

BRAGA, H. R. Demonstrações Contábeis. Estrutura, Análise e Interpretação. 7. Ed. São Paulo: Atlas S.A, 2012.

CERVO, A. L. Metodologia Científica. 5ª ed. São Paulo: Pearson Pearson Prentice Hall, 2002.

DIEL, E. H.; PIVA, J. P.; MANFROI, L. e DIEL, F. J. Análise das Demonstrações Contábeis e Financeiras das Empresas Bm&Fbovespa na Visão dos Investidores. 2015. Disponível em: . Acesso em: 09 de junho de 2018.

INDÍCIBUS, S. D. Contabilidade Gerencial. 6ª ed. São Paulo. Atlas S.A, 1998

IUDÍCIBUS, S. D. Análise de balanços. 8ª. Ed. – São Paulo: Atlas, 2007.

MATARAZZO, D. C. Análise financeira de balanços.: abordagem básica e gerencial. 6ª. Ed. São Paulo: Atlas S.A, 2008.

MARTINS, E; MIRANDA, G. J.; DINIZ, J. A. Análise didática das demonstrações contábeis. 1 ed. São Paulo: Atlas S.A, 2014.

MARTINS, E. MIRANDA, G. J.; DINIZ, J. A. Análise didática das demonstrações contábeis. 2 ed. São Paulo: Atlas S.A, 2018.

MARION, J. C. Análise das demonstrações contábeis. 7ª ed. São Paulo: Atlas S.A, 2012.

MARION, J. C. Contabilidade Empresarial. 17ª ed. São Paulo. Atlas S.A, 2015.

NETO, A. A. Estrutura e Análise de Balanços: Um enfoque econômico financeiro. 8ª ed. São Paulo. Atlas S.A, 2007.

PADOVEZE, C. L. Contabilidade Gerencial: um enfoque em sistema de informação contábil. 4. Ed. São Paulo: Atlas, 2004.

PORTO, J. M. Manual dos Mercados Financeiro de Capitais. São Pulo: Atlas S.A, 2015.

POLI, L. M.; SCHVIRCK, E. Contribuições da Análise das Demonstrações Contábeis para Tomada de Decisões em uma Empresa de Automação Comercial. 2009. Disponível em: < file:///C:/Users/erica/Downloads/795-2422-1-PB.pdf>. Acesso em 09 de junho de 2018.

REIS, A. Demonstrações Contábeis. Estrutura e análise. 3ª ed. São Paulo: Saraiva, 2009.

RICHARDSON, R. J. et al. 3. ed. Pesquisa social: métodos e técnicas. São Paulo: Atlas, 1999. Capítulo 5 e 6.

SILVA, A. A. D. Estrutura, análise e interpretação das demonstrações contábeis. São Paulo: Atlas S.A, 2007.

SCHVIRCK, E. A reavaliação de ativos e seus impactos na análise das demonstrações contábeis no Brasil. 2006. São Paulo, São Paulo, 2006. Disponível em: < http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/12/12136/tde-12102006-104542/pt-br.php>. Acesso em 27 de fevereiro de 2018.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.