COMUNICAÇÃO INTERNA: Análise das falhas de comunicação da gerência de vendas da empresa Avon cosméticos Ltda sob a ótica das revendedoras na cidade de Juína-MT

Ester Zacarias Bizerra, Ricardo Zamperetti

Resumo


A comunicação é essencial para as organizações, é a troca de conhecimento e informações entre as pessoas, ela só ocorre quando a mensagem chega no seu destino de modo transparente e claro que se consiga compreender; é por meio da comunicação interna que a empresa recebe, oferece, canaliza informação, constrói conhecimento e toma decisões mais acertadas; com as falhas no processo de comunicação existentes tais objetivos não são alcançados. Por meio deste trabalho procura-se enfatizar a importância da comunicação interna na gerência da empresa Avon. Levando em consideração a importância da comunicação interna na empresa, levanta-se a seguinte questão como problema de pesquisa: Estará a gerente de vendas da empresa Avon cometendo falhas no seu processo e meio de comunicação sob a ótica das revendedoras? Para responder está questão foi realizada uma pesquisa descritiva, com abordagem quantitativa, com procedimento técnico bibliográfico e também foi realizado um levantamento de dados. O presente trabalho tem como objetivo fazer uma análise das falhas nos meios e processos de comunicação da gerência da empresa Avon, a pesquisa foi realizada com as revendedoras da Avon da cidade de Juína-MT. Foi aplicado um questionário com 17 perguntas sendo 2 abertas e 15 fechadas para 100 revendedoras da marca Avon, onde 73 revendedoras se disponibilizaram para responder o questionário. Percebeu-se na pesquisa que o bom relacionamento parte de uma boa comunicação, da maneira que transmite a mensagem e no processo de transmissão dessas informações. A comunicação interna é de suma importância para o relacionamento das revendedoras com a empresa, proporcionando benefícios para a organização, atingindo os objetivos propostos e se tornando cada vez mais competitiva no mercado.

Texto completo:

PDF

Referências


ANGELONI, Maria Terezinha. Comunicação nas organizações da era do conhecimento. São Paulo: Atlas, 2010.

BAHIA, Benedito Juarez. Introdução à comunicação empresarial. RJ: Mauad, 1995.

BARROS, Aidil de Jesus Paes de; LEHFELD, Neide Aparecida de Souza. Projetos de pesquisa: propostas metodológicas. 10ºed. Petrópolis: Ed. Vozes, 2000.

BERLO, David K. Processo de comunicação: introdução à teoria e a prática. 8ª ed. São Paulo: Martins Fontes, 1997.

BRUM, Analisa de Medeiros. Endomarketing: estratégicas de comunicação para as empresas que buscam a qualidade e competitividade. 2ºed; Porto Alegre: Ortiz, 1994.

CERVO, Amado Luiz., BERVIAN, Pedro Alcino. Metodologia cientifica: para uso dos estudantes universitários. 3ºEd. São Paulo: McGraw-Hill, 1983.

COSTA, Daniel. Endomarketing inteligente: a empresa pensada de dentro para fora. 1ªed. Porto Alegre: Dublinense, 2010.

CURVELLO, Joao José Azevedo. A Comunicação interna e cultura organizacional. 2ªed. Brasília: Casa das Musas, 2012.

CHIAVENATO, Idalberto. Gestão de pessoas: e o novo papel dos recursos humanos nas organizações. 2ªedição. Rio de Janeiro: Elsevier, 2004.

________. Introdução à teoria geral da administração. 6ª ed. RJ: Campus, 2000.

________. Introdução à teoria geral da administração. 3ªed. São Paulo, 1983.

________. Administração nos novos tempos. Rio de Janeiro: Campus, 1999.

________. Administração, teoria, processo e pratica. São Paulo: Makron Books, 1994.

CHURCHILL JR, Gilbert A., PETER, J. Paul. Marketing: criando valor para o cliente. 3ªed. São Paulo: Saraiva, 2012.

DAFT, Richard. Administração. Rio de Janeiro: LTC – Livros Técnicos e Científicos Editora S.A.: 1999.

GIL, Antônio Carlos. Gestão de pessoas: enfoque nos papéis profissionais. SP: Atlas. 2001.

________. Como elaborar projetos de pesquisa. 4ºEd. São Paulo: Atlas. 2002.

KUNSCH, M. Planejamento de relações públicas na comunicação integrada. São Paulo: Summus, 2003.

LE GALL, Jean- marc. Gestão de Recursos Humanos. São Paulo: Atlas, 2008.

LESSA, Rafael. Os segredos do Instagram. Digitalcoaching. Disponível em: . Acesso em: 25 mai. 2018.

LINKEDIN. Disponível em . Acesso em: 25 de mai. 2018.

MARCHIORI, Marlene Regina. Mudança cultural e responsabilidade das Relações Públicas. Organicon: Revista Brasileira de Comunicação organizacional e Relações Públicas. São Paulo, 2004.

MARCONI, Marina de Andrade; LAKATOS, Eva Maria. Técnicas de pesquisa. 1ºed. São Paulo: Atlas, 1986.

MAXIMIANO, Antonio Cesar Amaru. Fundamentos da Administração: Introdução à teoria geral e aos processos da administração. 3ªed. Rio de Janeiro; LTC, 2015.

________. Introdução à Administração. 7. ed. São Paulo: Atlas, 2009.

MEDEIROS, Joao B.; HERNANDES, Sônia. Manual da Secretária: técnicas de trabalho. 9ªed. São Paulo: Atlas, 2004.

SAKATE, Marcelo; SBARAI, Rafael, O Facebook engole o mundo, Veja, edição 2255 – ano 45 – nº 6, p. 76-87, Editora ABRIL, 8 fev. 2012.

SILVA, Adelphino Teixeira da. Administração básica. 4ªed. São Paulo: Atlas, 2007.

SCANLAN, Burt K. Princípios de administração e comportamento organizacional. São Paulo: Atlas, 1979.

PIMENTA, Maria Alzíria. Comunicação empresarial. 6ª ed. Campinas, SP: Alínea, 2009.

SILVA, Glauce Corcioli e. Comunicação organizacional e seus processos: um estudo de caso da companhia de transmissão de energia elétrica paulista. 2013. Disponível em: . Acesso em: 07 abr. 2018.

________. Karina Felício; JÚNIOR, Roberto Mancuzo. Comunicação interna e sua importância nas organizações. 2014. Disponível em: . Acesso em: 16 abr. 2018.

SOUZA, L.; FOSSÁ, M. Comunicando com relações Públicas: uma proposta de comunicação estratégica para o fortalecimento do comprometimento organizacional. In: UNI revista, volume 1, nº3, 2006.

TAVARES, Mauricio. Comunicação empresarial e planos de comunicação: integrando teoria e pratica. 3ªed. São Paulo: Atlas, 2007.

WEILER, Aline. Comunicação Interna e Gestão de Pessoas: facilitando os relacionamentos em um ambiente organizacional diversificado. 2010. Disponível em: . Acesso em: 07 abr. 2018.

WHATSAPP. Disponível em: . Acesso em: 25 mai. 2018.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.