SISTEMAS DE INFORMAÇÃO NA PRÁTICA DA COMUNICAÇÃO INTERNA COMO FERRAMENTA DO ENDOMARKETING

Lilian Renata Golas

Resumo


A prática do endomarketing nas organizações nada mais é do que as atividades do marketing voltadas para o público interno. Essa prática está diretamente relacionada com a comunicação interna, pois facilita a integração do público interno aos objetivos da organização. Assim como o mundo, as organizações também buscam reestruturar seus procedimentos para que possam acompanhar o avanço da tecnologia. Em uma era globalizada e informatizada é fundamental que essas inovações aconteçam até mesmo dentro das organizações para possam acompanhar o mercado competitivo, aprimorando, assim, ferramentas como o endomarketing, transformando-o em um sistema de comunicação digital dentro da organização que seja acessível para o público interno, e que possam interagir diretamente com os objetivos da mesma, conhecendo seus valores, sua missão e sua visão, desenvolvendo consequentemente a motivação de seus colaboradores. 
Palavras-chave: Endomarketing. Comunicação Interna. Comunicação digital.

Referências


ANDRADE, Denise de Fátima. Recursos Humanos. – 1 ed. – São Paulo: Editora Viena, 2008.

BATISTA, Emerson de Oliveira. Sistemas de informação: o uso consciente da tecnologia para o gerenciamento. – São Paulo: Saraiva, 2004.

BIO, Sérgio Rodrigues. Sistemas de informação: um enfoque gerencial. – São Paulo: Atlas, 1985.

BRUM, Analisa de Medeiros. Endomarketing – Estratégias de Comunicação Interna para Empresas que buscam a Qualidade e a Competitividade. Porto Alegre: Ortiz, 1994.

____________. Endomarketing como Estratégia de Gestão: encante seu cliente Interno. Porto Alegre: L&PM, 1998

CAHEN, Roger. Comunicação empresarial: a imagem como patrimí´nio da empresa e ferramenta de marketing: tudo que seus gurus não lhe contaram sobre comunicação empresarial. 10 ed. – Rio de Janeiro: Best Seller, 2005.

CAUTELA, Auciney Lourenço; Polloni, E, G. F. Sistemas de informação na administração de empresas. – 4 ed. – São Paulo: Atlas, 1991.

CHIAVENATO, Idalberto. Recursos Humanos: O capital humano das organizações. São Paulo, Editora Atlas, 2004, p. 559.

________________. Gestão de Pessoas: e o novo papel dos recursos humanos nas organizações. – 4ª reimpressão. – Rio de Janeiro: Elsevier: 2004.

CHIRCHILL Jr, G. A.; PETER, J. P. Marketing: criando valor para os clientes. – tradução da 2ª ed. – São Paulo: Saraiva, 2005.

DIAS, José Geraldo Gaurink. Endomarketing: Um instrumento estratégico na busca da melhoria da competitividade empresarial. São Paulo: Livro Pronto,

GRONROOS, Christian. Marketing: gerenciamento e serviços. - 2ª ed. – Rio de Janeiro: Elsevier, 2003.

HURST, Bernice. [Tradução João Carlos Hoehne]. Manual de técnicas de comunicação - São Paulo: Littera Mundi, 2003.

MENDES, Regina; Endomarketing como ferramenta de comunicação com o público interno, 2004.

OLIVEIRA, Djalma de Pinho Rebouças de. Sistemas de informações gerenciais: estratégicas, táticas, operacionai. – 12ª ed. – São Paulo: Atlas, 2008.

PEREZ, Clotilde e; BAIRON, Sergio. Comunicação e Marketing – Teorias da Comunicação e Novas Mí­dias – Um Estudo Prático. São Paulo: Futura, 2002.

PIMENTEL, Isabela. 2012. Disponí­vel em: Acesso em: 15 set. 2013.

RITCHIE, Chris. Marketing: direto ao ponto. Conceitos essenciais que fazem a diferença. São Paulo: Saraiva, 2012.

REED, Jon. Marketing online: como usar sites, blogs, redes sociais e muito mais. São Paulo: Lafonte, 2012.

ROSINI, Alessandro Marco; PALMISANO, Angelo. Administração de Sistemas de Informação e a Gestão do Conhecimento. - - São Paulo: Pioneira Thomson Learning, 2003.

STONER, J. A. F; FREEMAN, R. E. Administração. – 5. ed. – Rio de Janeiro: LTC - Livros Técnicos e Cientí­ficos Editora S.A., 1999.

TAVARES, Maurí­cio. Comunicação Empresarial e Planos de Comunicação: Integrando Teoria e Prática. – 3. ed. – São Paulo: Atlas, 2010.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.