O ALCANCE DO DIREITO ÀS NOVAS POSSIBILIDADES DO MUNDO POR MEIO DA TEORIA DOS SISTEMAS

Lisiane da Silva Zuchetto, Paulo Roberto Ramos Alves

Resumo


Considerando a relevante transformação que a sociedade enfrente, nos tempos hodiernos, tem-se a preocupação em observar o ordenamento jurídico frente a tais mudanças. Dessa forma, a presente pesquisa propõe uma análise as mudanças ocorridas na sociedade, para então, observar a aplicação dessas leis nessa sociedade modificada. O método de procedimento utilizado foi o dedutivo, pois para a pesquisa foram utilizadas notícias informativas e doutrina e Lei. Constatou-se que com a transformação da sociedade atual, muitas leis, frente a tais modificações, consideram-se defasadas, pois não possuem conceitos ou princípios modificados ou traídos por essa evolução social. Dessa forma, percebe-se que convém uma adequação das normas jurídicas de acordo com as transformações ocorridas na sociedade modificada, o que pode ser feito com a aplicação da teoria dos sistemas sociais de Niklas Luhmann.

Texto completo:

PDF

Referências


BANDEIRA. Luiz Octávio Villela de Viana. A função do Dreito, de Kelsen a Luhmann: a questão da separação entre direito e Sociedade. Publicado em Acesso em 15 de julho de 2017.

BAUMAN, Zygmunt. Comunidade: a busca por segurança no mundo atual. Tradução Plínio Dentzien. Rio de Janeiro: Zahar, 2003.

CAMARRGO, José Aparecido. Teoria dos sistemas: Autopoiese e Alopoiése. Publicado em Acesso em: 01 jul de 2017.

GIDDENS, Antony. As conseqüências da modernidade. Tradução de Raul Fiker. São Paulo. Editora UNESP, 1991.

LAKATOS, Eva Maria; MARCONI, Marina de Andrade. Metodologia do trabalho científico. 6. ed. São Paulo: Atlas, 2001.

LUHMANN, Niklas. A nova teoria dos sistemas. Org. Clarissa Eckert Baeta Neves e Eva Machado Barbosa Samios. Porto Alegre: Editora Universidade UFRGS, 1997.

_____. Sociologia do direito II. Tradução de Gustavo Bayer. Rio de Janeiro: Edições tempo Brasileiro, 1985.

_____. Sociologia do Direito I. Tradução de Gustavo Bayer. Rio de Janeiro: Edições Tempo Brasileiros, 1983.

_____. Introdução à teoria dos sistemas. Petrópolis: Vozes, 2009.

SOUTO, Cláudio; SOUTO, Solange. Sociologia do direito: uma visão substantiva. 3. ed. Porto Alegre: Sergio Antonio Fabris Editor, 2003.

VERDÚ, Pablo Luas. O Sentimento constitucional cultural. Tradução Agassiz Almeida Filho. 2004.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.