ADOÇÃO INTERNACIONAL COMO MECANISMO PARA A REALIZAÇÃO DA ADOÇÃO

Larissa Marciely Brum dos Santos, José Natanael Ferreira

Resumo


O presente trabalho tem como objetivo tratar da adoção internacional, pois a adoção nacional atualmente está ocorrendo com pouca frequência, nos dados estatísticos a quantidade de pretendentes nacionais passa de trinta e cinco mil pessoas, enquanto as crianças e adolescentes aptas são de quase cinco mil, chegando-se a conclusão que isso ocorre principalmente pelo preconceito, discriminação e exigência dos pretendentes nacionais na hora de escolher o perfil do menor o qual se deseja adotar. Como solução de garantir o direito do menor frente a adoção, pode ser aplicada os mecanismos de incentivo de projetos para os pretendentes reavaliar os quesitos desejados do menor e proporcionar a facilitação da adoção internacional, já que trata-se de um mecanismo que alcança o direito do menor, por serem mais amplos na escolha do perfil desejado, conforme pesquisas e entrevistas com pessoas estrangeiras que adotaram o resultado, na maior parte dos casos, atingiu o objetivo da adoção, sendo o de garantir o interesse superior da criança ou adolescente.

Texto completo:

PDF

Referências


Livros

DEL’OLMO, Florisbal de Souza. Curso de direito internacional privado. 10. ed. Rio de Janeiro: Forense, 2014.

DINIZ, Maria Helena. Curso de Direito Civil Brasileiro. volume 5 : direito de família / Maria Helena Diniz. – 25. ed. São Paulo : Saraiva, 2010.

MACIEL, Kátia Regina Ferreira Lobo Andrade. Curso de Direito da Criança e do Adolescente: aspectos teóricos e práticos. 6. ed. ver. e. atual. Conforme Leis n. 12.010/2009 e 12.594/2012. São Paulo: Saraiva, 2013.

Sites “internet”

CNJ – Conselho Nacional de Justiça. Disponível em Acesso em: 22 Set. 2016.

DIAMANTINO, Melissa. Racismo na infância: fila de espera para adoção tem 67% de crianças negras e pardas. Disponível em Acesso em: 16 Nov. 2016.

NUNES, Elizabeth Cezar. Racismo persiste nos processos de adoção mesmo após Cadastro Nacional de Adoção. Disponível em Acesso em: 16 Nov. 2016.

RODRIGUES, Valeria da Silva. Aspectos legais da Adoção Internacional de Crianças e Adolescentes no Brasil. Disponível em Acesso em: 21 Set. 2016.

Secretaria Especial de Direitos Humanos Ministério da Justiça e Cidadania. Disponível em Acesso em: 22 Set. 2016.

Significado de discriminação. Disponível em Acesso em: 19 Nov. 2016.

VICTÓRIA, Rogéria Fonseca da. O preconceito racial no processo de adoção: os desafios da adoção inter-racial em Campo Grande. Disponível em Acesso em: 16 Nov. 2016.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.