A FILOSOFIA HERMENÊUTICA E O OPERADOR DO DIREITO

Maurício Zanotelli

Resumo


A busca da superação do paradigma metafísico provoca reflexões que, para os fins desta pesquisa, faz-se nas limitações da Constituição Federal. A manutenção do paradigma metafísico acaba por objetificar o arcabouço principiológico do texto constitucional, confirmando a viciosidade de se operar o Direito. A filosofia hermenêutica heideggeriana promove a viragem ontológicolinguística, estruturando o paradigma da compreensão. Esse novo paradigma é complementado pela categoria da tradição na filosofia gadameriana, por meio da qual se instaura a noção de intérprete, dotado de historicidade e faticidade. Essa conjugação de pensamentos é fundamental para a superação da figura do operador do Direito (paradigma metafísico) e para a inauguração, já tardia, de um intérprete capaz de constituir histórica e linguisticamente respostas hermeneuticamente adequadas à principiologia constitucional.

Texto completo:

PDF

Referências


BAUMAN, Zygmunt. La hermenéutica y las ciencias socials. Buenos Aires: Nueva Visión, 2002.

GADAMER, Hans-Georg. O problema da Consciência Histórica. Org. Pierre Fruchon. Rio de Janeiro: Fundação Getúlio Vargas, 1998.

_____ . Verdade e Método. Petrópolis: Vozes, 2002. V.2.

HEIDEGGER, Martin. Ser e Tempo. Petrópolis: Vozes, 2001. V. 1.

_____ . Introdução à Filosofia. SP: Martins Fontes, 2008.

NIETSZCHE, Friedrich. Crepúsculo dos Ídolos. Rio de Janeiro: Relume Dumará, 2000.

OLIVEIRA, Manfredo Araújo de. Reviravolta lingüístico-pragmática na filosofia contemporânea. 2ª. ed. São Paulo: Edições Loyola, 2001.

SILVA FILHO, José Moreira da. Hermenêutica filosófica e direito: o exemplo privilegiado da boa-fé objetiva no direito contratual. 2° ed. Rio de Janeiro: LúmenJuris, 2006.

STEIN, Ernildo. Aproximações sobre hermenêutica. Porto Alegre: Edipurs, 1996.

_____ . A caminho de uma fundamentação pós-metafísica. Porto Alegre: Edipucrs, 1997.

_____ . Diferença e Matafísica. Enaios sobre a desconstrução. Porto Alegre: EDIPUCRS, 2000.

STRECK, Lenio Luiz. A hermenêutica filosófica e as possibilidades de superação do positivismo pelo (neo)constitucionalismo. In Constituição, sistemas sociais e hermenêutica: programa de pós-graduação em Direito da Unisinos: mestrado e doutorado / orgs. Leonel Severo Rocha, Lenio Luiz Streck; José Luis Bolzan de Morais. São Leopoldo: Unisinos, 2005.

_____ . Hermenêutica Jurídica e(m) Crise. 8 ed. Porto Alegre: Livraria do Advogado, 2008.

_____ . Verdade e Consenso – Hermenêutica, Constituição e Teorias Discursivas. Rio de Janeiro: Lumen Juris, 2006.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.